terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Janeiro Branco

Venâncio Shopping abraça campanha pela saúde mental dos brasileiros 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão está entre os principais motivos de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, cerca de 5,8% da população têm a doença, o que faz do país o campeão de casos na América Latina. Dentre os sintomas mais básicos estão a tristeza sem relação com a vida pessoal, sentimento de culpa, perda de energia, alteração do sono e do apetite, entre outros.


Muitas vezes invisível, o problema que afeta, diretamente, a qualidade de vida, ganhou até campanha de âmbito nacional. Criado em 2014, o Janeiro Branco, pelo terceiro ano consecutivo, também é pauta no Venâncio Shopping. De 21 a 24 de janeiro, o shopping oferecerá ao público uma programação gratuita que abordará o tema através de palestras, bate-papos, esclarecimento de dúvidas, lançamento de livro, acolhimento voluntário emocional e muita interatividade com o público.

O objetivo é colocar a saúde mental em evidência, em nome da prevenção e do combate ao adoecimento emocional da humanidade. “É preciso acolher, apoiar, ajudar as pessoas, pois são muitos os transtornos: depressão, transtorno bipolar do humor, transtornos afetivos, ansiedade... Cuidar da saúde emocional é cuidar da vida no âmbito pessoal e no trabalho. É necessário falar sobre nossas fragilidades da maneira mais aberta possível. As pessoas que sofrem têm que conhecer os caminhos disponíveis e, assim, perceberem que não estão sozinhas”, explica Manoela Serra idealizadora do evento e autora dos livros “O Diário Bipolar” e “Os Olhares de Letícia”.

“Nós abraçamos a ideia, pois sabemos que em um espaço como o nosso, onde mais de 40 mil pessoas circulam diariamente, é preciso oferecer o acesso à informação, ao conhecimento e a temas que nos conectem cada vez mais. Achamos importante contribuir para a construção, fortalecimento e disseminação de uma “Cultura da Saúde Mental”. No mais, faz parte de nossa missão promover bem-estar, saúde e desenvolvimento. ”, afirma Ana Lúcia Rodrigues, gerente de marketing do Venâncio Shopping.

PROGRAMAÇÃO

21/01


12h30- Bate-papo sobre transtornos emocionais e locais onde procurar ajuda com a psicóloga Maria de Fátima Rodrigues de Souza, especialista em Neuropsicologia, Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia Sexual e com Manoela Serra, escritora, palestrante, psicanalista e mentora. Mediação de Ana Lúcia Rodrigues, gerente de marketing do shopping

Logo após o bate-papo, Manoela Serra autografará seu novo livro “Os Olhares de Letícia, à venda no local.

22/01
12h30- “Quer conversar? A importância do Centro de Valorização pela Vida – CVV”. Mediação de Elias Lacerda, voluntário do Centro de Valorização pela Vida.

23/01
12h30- Palestra sobre Felicidade, com o Dr Wander Pereira, doutor em Psicologia (UnB) e mestre em Processos Comportamentais (UnB).

24/01
12h30- Palestra “Como Notícias Boas Influenciam na Nossa Saúde Mental”, com Rinaldo Oliveira, jornalista e criador do portal Só Notícia Boa.

21/01 a 25/01
Todos os dias do evento, das 13 às 14, a Clínica Ação Positiva fará o acolhimento voluntário emocional gratuito às pessoas que desejarem pedir ajuda no local denominado Espaço Positivo.

SOBRE OS PARCEIROS

Prof. Dr. Wander Pereira
do curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília (UnB), atuando nas áreas de Governança de TI; Gameficação, Digitização de Serviços Públicos e Felicidade. Doutor em Psicologia (UnB); Mestre em Processos Comportamentais (UnB); Graduado em Psicologia UFPa); Graduando em Engenharia de Software (UniCesumar); Especialista em Ontologia da Linguagem (UCB) e Coaching Empresarial (New Field Consulting-USA). Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC

Manoela Serra, escritora, palestrante, psicanalista e mentora. Autora dos livros “O Diário Bipolar” e “Os olhares de Letícia”, usa de sua experiência com os transtornos mentais para auxiliar outros com as mesmas doenças a se entenderem melhor e se aceitarem.

A Clínica Ação Positiva é uma clínica psicológica estabelecida em Brasília desde 1991, prestando atendimento que sanam as inúmeras demandas de seus pacientes. Atualmente, a clínica passou por alteração contratual e incluindo nos órgãos competentes novas especialidades, abrindo o leque de atendimentos, com a finalidade de atender não só as necessidades psicológicas dos clientes e parceiros, como também outras áreas da saúde: medicina (psiquiatria, neurologia, ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, etc.), nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, entre outras.

Rinaldo Oliveira é jornalista, apresentador de TV e criador do SóNotíciaBoa.com.br, o primeiro portal de informação positiva do Brasil. Rinaldo tem 30 anos de jornalismo. Trabalhou nas maiores redes de rádio e televisão do país como repórter, editor, editor chefe e apresentador. Em 2009 ele sentiu no próprio corpo o que a notícia ruim é capaz de provocar na saúde das pessoas. Dois anos após ficar doente, ele estreou o Só Notícia Boa, um portal para divulgar o que acontece de bom no Brasil e no mundo, para inspirar e levar esperança aos leitores, que hoje estão em 120 países.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Mais informações através de www.cvv.org.br

SOBRE O VENÂNCIO SHOPPING
Multiuso, o Venâncio Shopping é um empreendimento diferente e tem surpreendido a quem chega para visitá-lo, pois não encontra vestígios do que foi o Venâncio anos atrás. Um trabalho de conceituação, mudança de cultura, política comercial e estratégia de marketing, tem acompanhado o empreendimento que se desenvolve de forma especial. Segundo os empreendedores Rafael e André Venâncio, muitas novidades ainda serão apresentadas ao longo dos anos, pois o prédio dispõe de área para implantar todas as ideias planejadas.

Desde a revitalização, em 2015, o empreendimento oferece um complexo com lojas de varejo, alameda de serviços, espaço cultural, duas praças de alimentação e varandas gourmets para restaurantes. Mas, atentos ao dia a dia das pessoas que circulam pela área central da cidade e vivem nas proximidades, o complexo agrega uma série de outras vantagens e serviços essenciais que o diferencia dos demais shoppings da Capital do País. Destaca-se, ainda, pela realização de campanhas ao longo do ano voltadas a população, como o Janeiro Branco e Outubro Rosa, por exemplo.

Em 120.000m² de área, o Venâncio tem um complexo integrado que conta com duas torres empresariais com salas e lajes corporativas que abriga áreas de 33 a 8000m², nos moldes de um prédio empresarial tradicional. O shopping com 10.000m² de ABM liga essa torre empresarial a outro bloco, que possui quatro pisos temáticos, onde é possível o cliente encontrar o que deseja de acordo com o segmento. Piso negócios e serviços; Piso saúde e bem-estar; Piso educação e empreendedorismo e Piso educação. A proposta dessa divisão é facilitar a localização das empresas que precisam de maior visibilidade e são destino para os clientes, como é o caso da academia, Serasa, Procon e universidades, todos alocados em andares estratégicos.