sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Guilda no Brasília Trends

Marca brasiliense especializada em criações em seda apresenta Balneário 2019: Essência da Figueira
Guilda, marca brasiliense que tem à frente a diretora criativa Meire Morais, participou do Brasília Trends. O desfile, marcado para 23 de novembro, às 20 horas, apresentou 24 looks da coleção Balneário 2019, desenvolvida sob a inspiração Essência da Figueira.

“O início de cada coleção sempre vem do interno, do meu passado. As peças da coleção, por assim dizer, são como frutos da centenária figueira que ficava em frente à casa da minha avó e que foi cenário de momentos muito felizes do meu tempo de criança. O contraste da delicadeza dos frutos com a força dos troncos da árvore, o farfalhar das folhas ao sabor dos ventos, o colorido das folhas e frutos, a poesia da cantoria dos pássaros atraídos pelos figos, a alegria do contato com a simples exuberância da natureza...”, revela a estilista.

Meire teceu a inspiração buscando, organicidade, fluidez, movimento, leveza, tradição e contraste, tudo isso costurado por técnicas manuais e fino acabamento. Conhecida por suas criações em seda pura, a Guilda traz como referências para a coleção o provençal, tropical e campesino, em uma ode ao movimento, com nuances estruturais e fluídas extremamente femininas.

A produção das peças é artesanal, desenvolvida por mãos talentosas com o alto padrão de costura francesa. Como resultado, uma moda cosmopolita e contemporânea, que trabalha tendências, sem tirar o foco da valorização do belo e o perfeccionismo do caimento perfeito.

Texturas: suaves e leves ao toque, opacas ou com brilho discreto, aveludadas. Ainda há espaço para as transparências trabalhadas em camadas, texturas rústicas e artesanais com relevos que lembram os troncos da figueira, desgastadas com a marca do tempo e trançados de cestas (bolsas).

Linhas: Mais orgânicas, circulares e sinuosas, sempre com muito movimento e leveza.

Silhuetas: A sensualidade está na mulher, não precisando a roupa estar colada ao corpo ou descoberta em grandes decotes ou fendas para evidenciar esta característica. O objetivo é o glamour da liberdade do movimento associado ao conforto construído em shapes femininos, ora mais marcados, ora mais soltos.

Cores: tons mais suaves e esmaecidos, predominando os tons de rosa, verde, malva e areia.

Tecidos: Tecidos nobres, sendo 90% da produção feita em seda pura da melhor procedência brasileira. Destaque, ainda, para musselines, palha de seda, chiffon, organza e modal. Não há espaço para fibras sintéticas, apenas naturais. Também entram o linho e fibras de bambu.

Modelagem: Extremamente confortáveis. Todas as peças são forradas com seda pura, o que permite um contato muito agradável à pele, além de proporcionar bem estar térmico.

Acabamento: primoroso, com várias etapas feitas à mão como bainhas e cobertura de botões. A costura é francesa, o que garante a perfeição na parte interna.

Comprimentos: Muitos longos e peças com comprimento um pouco acima do joelho, inclusive sobrepostas.

Estampas: Há três estampas principais, todas exclusivas: espécies, flores e frutos da figueira.

Peças: vestidos longos, max chemises, kaftans, camiseiro, camisas, macacões, calças retas, shorts, tops, blazers. Destaque para a alfaiataria, ora fluida, ora estruturada. Bolsas de couro e junco.






HISTÓRICO GUILDA
A relação da diretora criativa Meire Morais com o tema precede a temporada e faz parte da sua essência: Meire criou a marca em 2012 e, desde 2017 mantém loja e confecção na 112 Sul.

Meire carrega toda a história da produção e criação da moda em sua origem. Sua família foi o pilar do toque do algodão e dos bordados e costuras feitas a partir dele. Cresceu vendo o pai cultivar algodão, que a avó transformava em fibra e a mãe produzia roupas. A relação da diretora criativa com o design é, porém, anterior à sua formação e faz parte da sua essência: a ação de quem faz acontecer com as mãos e inspira quem usa com teu ser.

Apesar de toda essa vivência, o estalo para trabalhar com moda só veio em 2009, durante uma viagem a Nova York, quando se viu cercada pela efervescência fashion e cultural na 5th Avenue: a imersão na moda das calçadas da grande metrópole e, assim, a paixão pelo usual, funcional e diferencial. Toda inspiração se tornou influência para a formação desta mulher cheia de sonhos, que começava ali a materializar alguns deles.

A diretora criativa estudou em Brasília e em outras grandes metrópoles onde os ares eram cheios da moda: Rio de Janeiro, São Paulo, Milão e Nova York. Sua atitude criou um empreendimento e sua sensibilidade por conseguinte teceu uma grife exclusiva, idealizada com primor e qualidade para mulheres elegantes. Começou produzindo camisas, até invadir todo o closet. Entre suas clientes estão as jornalistas Giuliana Merrone, Andrea Sadi, Marcia Witczak e a atriz Paloma Oliveira.

Além das peças das coleções, a Guilda oferece um serviço primoroso de criação e confecção sob medida.

Empreendedora convicta, Meire trabalha para expandir sua marca para, já em 2019, colocar a Guilda em multimarcas Brasil afora. Sua participação no Minas Trend também está confirmada. O projeto para daqui a dois anos é inaugurar uma maison explorando todo um lifestyle ao redor da marca.

Paralelamente ao comando da marca, a empresária foi nomeada diretora da Fibra e vice-presidente do Sindeveste-DF.

SOBRE O BRASÍLIA TRENDS – DESIGN FASHION WEEK

Um evento moderno, conceitual e visionário. Esta é a proposta da primeira Edição do Brasília Trends, que irá apresentar desfiles, palestras e movimentar a cadeia produtiva da moda local, impulsionando negócios numa união de forças criativas.

A capital federal consolida sua força como polo criativo com o lançamento do Brasília Trends – Design Fashion Week. O evento inclusivo, moderno e sustentável acontece de 22 a 25 de novembro no Millennium Convention Center (Ascade), em um espaço de 10 mil m² ocupados com o que há de melhor na moda, arquitetura, design, fotografia e beleza.

O conceito do Brasília Trends rompe com a visão segmentada do universo da moda para compreendê-lo em sua integralidade. Dessa forma, além do vestuário, a proposta do evento também atua na arte, na música, na gastronomia, na arquitetura, na tecnologia, no mundo pet e em tudo aquilo que envolve o desejo humano e a interação coletiva.

Tal característica se insere perfeitamente na atmosfera da Capital Federal. Detentora do título patrimônio cultural da humanidade e reconhecida internacionalmente por sua beleza e arquitetura icônica, Brasília foi projetada a partir de um design inovador. Com o tempo, a cidade também se tornou referência da alta gastronomia, da musicalidade brasileira e do espírito cosmopolita – porta de entrada para diferentes culturas e nacionalidades.

O Brasília Trends é a oportunidade para promover esse importante aspecto da nossa Capital e elevá-la ao patamar das grandes cidades da moda e do design. Com patrocínio do Conselho Nacional do Sesi e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, o evento proporcionará ao público uma experiência única e diferenciada ao atrair turistas de todo o país, fomentar a economia local, estimular o comércio e o desenvolvimento de novos negócios.




Serviço:
CLS 112 Bloco A Loja 09 - Asa Sul
Instagram e Facebook: @guildaoficial
www.guilda.com.br
Brasília - DF