quinta-feira, 12 de abril de 2018

Espetáculo de dança afrobrasileira Mandé Mobá inicia apresentações neste sábado (14/04)

Mandé Mobá - Grupo

Olha que bacana Brasília, começa no próximo sábado (14/04) e vai até o aniversário de Brasília (21/04), a curta temporada do espetáculo 
Mandé Mobá, que traz, através da dança e da música, as raízes da herança afrobrasileira.
Idealizado pela bailarina, pesquisadora e educadora Carla Sacramento Costa (também conhecida como Carla Girija), Mandé Mobá é um projeto sobre a força ancestral africana na cultura brasileira . Gostaram?!

Segundo Carla, contemplada com um edital do FAC para a montagem do espetáculo, as raízes são os prolongamentos que ligam alguma coisa ao solo, que se espalham e procura nutrir e fixar, dar vida e sustentação. No caso do Mandé Mobá, tratam-se das raízes ancestrais do povo mandingue, ou malinke, originários do oeste africano, que vieram forçadamente para o Brasil entre os séculos XVI e XIX, durante o período do tráfico de escravos.

E por meio de oficinas com grandes nomes da percussão e da dança do oeste africano, Carla realizou o processo de confecção do espetáculo de forma totalmente colaborativa, unindo bailarinos e percussionistas, maquiadores e figurinistas, para entregar ao público um lampejo dessa cultura quase invisível, que apresenta um delicado e inédito panorama de uma parte constituinte da identidade nacional brasileira.

Mandé Mobá - Percussionistas

Totalmente gratuito, isso meso, Mandé Mobá acontecerá em seis Regiões Administrativas diferentes: Ceilândia (Espaço Cultural Filhos do Quilombo, dia 14/04 às 10h), Gama (Feira Permanente, dia 14/04 às 15h), Planaltina (Praça do Muesu Histórico, dia 15/04 às 10h), São Sebastião (Feira Permanente, dia 15/04 às 15h), Estrutural (Praça da Bíblia, dia 21/04 às 10h) e Plano Piloto (Estacionamento 13 do Parque da Cidade às 15h). Uau! Ela Fala Dos Bastidores ficou empolga.

O encerramento da apresentação no aniversário de Brasília serve não apenas como uma homenagem do espetáculo e sua equipe à cidade, mas como um lembrete de todas as heranças e raízes presentes na construção de Brasília. O espetáculo Mandé Mobá é, assim, uma oportunidade única, inédita na capital, de trazer ao público – por música e dança – mais uma peça do grande quebra-cabeça deste país, de tantas influências e tantas heranças, muitas vezes esquecidas, mas sempre presentes!




Serviço:
Espetáculo Mandé Mobá – Força Ancestral;
Dias 14/04 a 21/04, às 10h e às 15h;
Ceilândia – Espaço Cultural Filhos do Quilombo, dia 14/04. Gama – Feira Permanente, dia 14/04.
Planaltina – Praça do Muesu Histórico, dia 15/04.
São Sebastião – Feira Permanente, dia 15/04. 
Estrutural – Praça da Bíblia, dia 21/04. Plano Piloto – Estacionamento 13 do Parque da Cidade.
Entrada Gratuita. http://elafaladosbastidores.blogspot.com.br/2018/04/espetaculo-de-danca-afrobrasileira.html
Distrito Federal - DF