quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Já ouviu falar na Síndrome Túnel do Carpo?

O nome pode parecer estranho, mas a doença é cada vez mais comum
A mão e o punho estão envolvidos praticamente em todas as nossas atividades de vida diária, apresentam uma variedade de funções, e para o perfeito funcionamento é necessário que todas as estruturas estejam em completa harmonia. Segundo Ana Gil, fisioterapeuta e proprietária do Espaço Ana Gil, na Barra da Tijuca, “A síndrome do túnel do carpo é sinalizada por dor, dormência e formigamento na mão causado por compressão de um nervo no punho, podendo os sintomas irradiarem também para antebraço e braço. Essa síndrome é comum em músicos, digitadores, escritores, costureiras e qualquer pessoa que trabalha com atividades manuais e que repetem os mesmos movimentos das mãos e punhos. Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum desta síndrome”, explica.


Ana ressalta que a principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias ( artrite reumatoide), hormonais (gravidez e menopausa), diabetes mellitus e medicamentosas. Além disso, tumores também podem estar entre as causas dessa síndrome.

A dor normalmente é pior à noite, podendo ser tão intensa a ponto de acordar a pessoa.
“Em alguns casos pode vir associada de irradiação proximal podendo chegar ao braço e ombro. A flexão intensa dos punhos tende a piorar os sintomas de dormência e dor”, completa a especialista.

Por fim, além da Fisioterapia, o tratamento pode incluir repouso, uso de gelo e talas para o punho, injeções de cortisona ou cirurgia.
“Exercícios de alongamento terapêutico podem melhorar a flexibilidade e a condição física, que restaura a função e a qualidade de vida para pessoas com deficiência física e a força e a função muscular”, finaliza ela.





Serviço:
Ana Gil
Colunista no jornal Folha do Rio de Janeiro
Graduada em Fisioterapia (IBMR)
Pós-graduada em Anatomia Humana e Biomecânica (UCB)
Especialista em Reeducação Postural Global - RPG (Instituto Philipe Souchard)
Mestre em Educação Física (EEFD/UFRJ)
Autora do livro Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional (Editora Ícone)
Proprietária do Espaço Ana Gil: clínica de fisioterapia, estética e Pilates na Barra da Tijuca
Docente de cursos de pós-graduação Lato sensu da UFRJ, UCB, UCP, UNIRN
Professora de cursos de capacitação e palestras de grandes eventos e instituições em todo o Brasil.
E-mail: ana@espacoanagil.com.br
Fanpage e Instagran: /espacoanagil

Nenhum comentário: