quinta-feira, 31 de agosto de 2017

TexPrima e Centro-Br trazem Maria Kazakova ao Brasil

Estilista russa desfilou sua coleção da SPFW e é uma das finalistas do LVMH Prize 2017
Como parte de uma série de programas de investimento à moda brasileira, a 
TexPrima lançará em parceria com o Centro-br (Centro Brasileiro de Estudos em Design do Vestuário), um novo espaço voltado para novos talentos do país. O start do projeto é a vinda de Maria Kazakova, estilista russa revelação do Prêmio LVMH Prize 2017.

À frente da marca Jahnkoy, Kazakova foi uma das finalistas de um dos maiores prêmios da moda, chamando atenção por trazer uma intrigante coleção que une arte e moda. Uma experiência reveladora que integra conteúdo ao vestuário.

Para vir ao Brasil, Kazakova impôs apenas uma condição: encontrar e trocar experiências com jovens criativos. Entre os encontros, realizará um workshop exclusivo na TexPrima Loja Oficina, espaço colaborativo aberto ao público dedicado à ideias e a novos talentos. O local oferece uma nova experiência para os profissionais do mercado de moda, com oficina completa de costura, biblioteca de modelagem e um cronograma mensal de cursos, workshops e palestras.

Também em setembro, acontece a abertura oficial do Centro-Br, outro projeto sem fins lucrativos. Palestras, oficinas, cursos e workshops direcionam o processo criativo dos novos talentos de forma única e personalizada. O intuito é oferecer todo o suporte necessário para aplicar o conceito à execução – desde a concepção da ideia a entrega final do produto, ao articular diferentes elementos do design que são capazes de transformar narrativas em roupa.

O espaço, localizada no Porto Maravilha, região central do Rio de Janeiro, será dividido em três áreas – educação, entretenimento e varejo – que se interelacionam e oferecem desenvolvimento multidisciplinar no que diz respeito aos estudos em design de moda para todos: criadores, consumidores e público geral.

Além de todas as atividades que permeiam o Centro-Br, o programa conta ainda com o projeto de residência criativa, Órbita, que tem apoio da marca de beleza Océane. O programa é voltado para jovens criadores de moda e envolve nomes de peso no corpo docente. Entre os confirmados, Petra Metzger, estilista e professora da Central Saint Martins. Somente 10 criadores serão selecionados para participar da residência, que tem duração de um ano e oferece uma bolsa mensal e auxílio para cada participante.

Programação Jahnkoy:

31.08
Bate papo com alunos do Centro Universitário Belas Artes

01.09
Workshop para 25 pessoas na Texprima (para convidados)

04.09
Lançamento do Projeto Órbita no Centro-br (RJ)

07.09
A partir das 14h: Community Day no Centro-br (RJ)

09.09
Workshop para 25 pessoas no Centro-br (RJ)
Centro-br: rua Sacadura Cabral 109, Saúde, Rio