quinta-feira, 20 de abril de 2017

Memórias do Brasil, Memórias de Brasília

Portal faz ação especial no Prêmio Profissionais da Música
FAC, Secretaria de Cultura e GDF apresentam ação especial do portal Memórias do Brasil, Memórias de Brasília, no evento Prêmio Profissionais da Música 2017. Idealizador do projeto, o cineasta e produtor audiovisual Eduardo Chauvet receberá os participantes do evento para um brinde no dia 28 de abril, entre as 19h e 20h, e, em seguida, será realizado um talk show sobre os novos passos da plataforma.
Memórias do Brasil resulta do trabalho de Chauvet ao long o de 15 anos no comando do Programa Alternativo (SBT), que trazia vídeos e entrevistas com agentes culturais e artistas de Brasília e do Brasil, muitos deles presentes ao evento. O programa deixou a grade da emissora, mas o acervo que originou está mais vivo e acessível do que nunca e será destacado durante o PPM em vídeos editados, especialmente, para o PPM!

Para o PPM, Chauvet prepara uma compilação de 120 dos vídeos de maior audiência da história do programa. Na edição, será destinado um minuto para cada um. Então, serão 120 minutos com momentos memoráveis do projeto exibidos em looping no decorrer do evento.
“Será uma miscelânea da melhor qualidade com o trabalho de gente muito boa de Afonso Brazza a Zé do Caixão, passando por Almir Sater, Ariano Suassuna, Beto Guedes, Capital Inicial, Cássia Eller, Celso Salim, Vladimir Carvalho, Dillo Araújo, Engels Espíritos, Fernanda Montenegro, Glênio Bianchetti, Hamilton de Holanda, João Bosco, Kiko Peres, Loro Jones, Maria Rita , Ney Matogrosso, O Rappa, Pena Branca e Xavantinho, Roberto Menescal, Skank, Tom Capone, Udi Grudi, Vanessa da Mata, Wagner Tiso,Yamandu Costa e muito, muito mais. dentro os que ainda estão entre nós, moram em Brasília ou estiverem na cidade, o nosso desafio será trazê-los para participar do evento", afirma Chauvet.

SOBRE O PORTAL

Desde junho de 2015, o portal vem disponibilizando o acesso gratuito deste riquíssimo material ao público por meio do site e fanpage do projeto no Facebook, e em 2017, a ideia é aumentar ainda mais o seu alcance com novos vídeos e canal do Memórias no YouTube:
“São mais de três mil vídeos que vamos subindo aos poucos. É tudo muito dispendioso e precisamos de patrocínio para novas etapas. Até aqui, já disponibilizamos 840 vídeos por meio de edital que ganhamos da telefônica Oi pela Lei de Incentivo à Cultura do DF e por meio do FAC, o Fundo de Apoio à Cultura do Governo de Brasília."

Sem ceder à preferência de gêneros, o visitante é exposto a uma amálgama cultural povoada por música, cinema, teatro, dança, artes plásticas, literatura, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e qualidade de vida. “Pode-se, por exemplo, conferir uma das últimas entrevistas concedidas por Cássia Eller, escutar depoimentos de Dado Villa-Lobos sobre a Legião Urbana ou ainda, curtir o último show de Baden Powell em Brasília”, enumera Chauvet.

Dominguinhos, Fernando Meirelles, Glauber Rocha, Fundo de Quintal, O Rappa, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Natiruts, Paulo Autran, Athos Bulcão, entre tantos outros nomes, surgem em gravações raras. Uma diversidade de sons, imagens e discursos ao alcance de qualquer olhar ou clique.

A escolha dos vídeos, a concepção visual, os temas abordados passam pela curadoria do diretor Eduardo Chauvet, que sempre demonstrou grandedisposição em divulgar a arte e a cultura brasileira. O projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet do Ministério da Cultura.





Serviço:
Memórias do Brasil no PPM
28 de abril, às 19 horas
Clube Cota Mil
*Evento restrito a convidados
Brasília - DF

Nenhum comentário: