quarta-feira, 8 de junho de 2016

Chefs ensinam pratos colombianos no Instituto Cervantes

A gastronomia colombiana é o tema da quarta aula do projeto Aprenda Espanhol Cozinhando: Sabores del Mundo Hispânico, realizado pelo Instituto Cervantes Brasília, na próxima quarta, dia 15.
Os pratos dessa edição serão preparados a quatro mãos. O chef peruano David Lechtig e o chef colombiano Luis Angel, apresentarão um menu em homenagem a terra do artista figurativista Fernando Botero.

A inspiração para menu vem da memória afetiva de Angel, que comandou panelas por mais de uma década em Bogotá. Na noite do dia 15, os alunos irão aprender arepas e dois pratos representativos da cidade do chef Luis . Como prato principal, o Ajiaco Santafereño, uma sopa que combina diferentes batatas, milho, frango e guascas, tempero típico. Para a sobremesa, a Natilla, um tipo de flan com fécula de milho, adocicado com doce de amoras ou doce de leite.

O chef Luis destaca que é muito comum utilizar ingredientes“in natura”, na cozinha colombiana. Assim como elementos que remontam aos primórdios da civilização. Um exemplo são as folhas da bananeira, utilizadas para envolver a massa dos “tamales”, durante o cozimento. “ Poder apresentar um pouco da minha cultura através da comida é uma grande alegria e motivo de orgulho. É uma oportunidade de mostrar o quanto a Colômbia é um país de rico em sabores”, reforça o chef colombiano.

Os apreciadores da boa mesa poderão aprender e degustar uma rica mostra da culinária típica do país vizinho, com variedade de pratos e ainda praticar o espanhol. As inscrições para o Aprenda Espanhol Cozinhando podem ser feitas na secretaria do Instituto Cervantes Brasília. Informações: 61 – 3242.0603.

Entrada: Arepas Rellenas – Tortillas de milho branco assadas recheadas com carne ou queijo minas, podem ser servidas com um molho tipico da Colômbia chamado de "Hogao".

Prato Principal: Ajiaco - Sopa de batata e frango, que já foi considerada o prato nacional da Colômbia. Se usam diferentes variedades de batatas, a “fruta-da-terra”, arroz cozido, misturada com creme de leite e alcaptcarras. Serve-se e com uma fatia de abacate em cada prato.

Sobremesa: Natilla – Espécie de flan, feito de fécula de milho, leite, cravo e canela, servido com doce de amoras ou doce de leite tradicionalmente.






Serviço:
Aprenda Espanhol Cozinhando: Sabores del Mundo Hispânico
Menu Colombiano com os Chefs David Lechtig e Luis Angel
Dia 15/06, às 19 horas
Local: Instituto Cervantes Brasília – 707/907 Sul
Valor: R$ 80,00 . Inscrições no local. Vagas limitadas .
Cl.: 18 anos
Informações:(61) 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es

Nenhum comentário: