terça-feira, 17 de maio de 2016

China é inspiração em mostra Artefacto



Inspirado na cidade chinesa da Beijing, o ambiente da arquiteta Sylvia Thereza Garcia para a mostra da loja Artefacto, inaugurada em maio, no Lago Sul, é um dos destaques do evento.
Sinônimo de modernidade, Beijing é uma mistura de referências entre o novo e o antigo que inspirou a profissional na concepção do seu ambiente. “Fiquei muito impressionada com a cultura e o estilo de vida do povo chinês. A arquitetura tradicional com sua riqueza de detalhes, uso da madeira recortada, do bambu, dos telhados laqueados, da policromia dos acabamentos foram minha fonte de inspiração. Aliado à tradição, vi também uma cidade moderna, com edifícios arrojados, acabamentos impecáveis e a presença marcante do aço”, explica a profissional.



Para dar vida ao seu espaço, Sylvia Thereza utiliza referências que trouxe de sua viagem à China. Em um quarto de casal, a arquiteta mescla a ambientação oriental ao estilo tradicional e imperialista das grandes dinastias e faz uma elegante mistura entre o clássico e o contemporâneo com o objetivo de enfatizar essa dualidade. Em sua proposta, a profissional utiliza o tom prata do aço inox ao lado de tons pastéis simbolizando uma China ‘antenada’ com os novos tempos. “Após assistir e me apaixonar pela delicadeza dos cenários e riqueza dos figurinos de um espetáculo de ópera que assisti no país, utilizei como inspiração e ‘fio condutor’ de todo projeto, a figura elegante e delicada de uma personagem, a “preferida do Imperador ", que foi utilizada na caracterização do espaço e é figura dominante no ambiente criado por mim”.

Em uma das paredes do ambiente, Sylvia Thereza utiliza um painel com a imagem da cidade de sua inspiração. No chão, um tapete chinês ricamente adornado acompanha as dimensões da grande cama de casal. Peças do acervo pessoal da arquiteta pontuam a decoração temática proposta por ela. Ao lado da cama, dois grandes espelhos dão profundidade ao ambiente e complementam a elegância e aconchego presentes no local.

“Encantei-me com a descoberta dos costumes e valores do povo chinês, suas tradições, sua arte, sua educação, e como a modernização arquitetônica e o traçado urbano arrojado convivem harmoniosamente com estruturas milenares. Observei que, apesar da cultura e os costumes venham se ocidentalizando ao longo dos anos, as tradições chinesas se mantêm íntegras, cultuadas e respeitadas. Esses contrastes resultam numa atmosfera encantadora que procurei trazer para o meu ambiente”, comenta a arquiteta Sylvia Thereza.




A tradicional exposição no showroom da Artefacto traz este ano tendências, design e muito conforto em espaços projetados para exibir, com elegância e sofisticação, o mobiliário da marca que comemora 40 anos em 2016. São, ao todo, 19 ambientes inspirados no tema “Os destinos mais desejados do mundo” e decorados com móveis da nova coleção da marca, que conta com 28 peças assinadas pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, que presta consultoria de estilo e produto para a Artefacto. Com lojas nacionais e internacionais, a empresa deixa em solo brasiliense uma edição de sucesso do evento, que todos os anos, é destaque no segmento.

Nenhum comentário: