terça-feira, 26 de abril de 2016

Cia Os Buriti comemora 20 anos

Para comemorar 20 anos de teatro, dança, música e dez montagens autorais que já circularam pelo Brasil e até pelo exterior, a Cia Os Buriti Teatro de Dança lança seu primeiro CD"Cantos de Encontro" e realizada temporada na Funarte com quatro espetáculos - “O Marajá Sonhador e Outras Histórias”(2004), “Cordas e Contos”(2007), “Cantos de Encontro”(2012)e “BLIMA – Imagens do Sagrado” (2012) e a "Oficina de Dança Teatro com Eliana Carneiro" - que oferecem ao público a oportunidade de uma síntese do trabalho desenvolvido pelo grupo brasiliense.

O CD "Cantos de Encontro" nasceu do espetáculo homônimo, composto por canções autorais para crianças de todas as idades. Gravado em Brasília entre Outubro de 2015 e Fevereiro deste ano, conta com novos arranjos das composições além de várias participações especiais de músicos de Brasília. "O desafio deste registro era apresentar as composições mantendo a essência de seu habitat natural, quer dizer, aquilo que é agregado à obra musical quando apresentada ao vivo, com todo o cenário, bonecos e as interpretações das músicas e histórias", conta Daniel Pitanga, diretor musical e arranjador do CD e integrante da companhia.

A proposta do CD, assim como o espetáculo, é ser um produto que toda a família pode apreciar. "As composições abordam temas e gêneros musicais variados e privilegiam o uso da imaginação, do hábito de contar e ouvir histórias e a pura diversão de cantar e dançar", explica Naira Carneiro, diretora do espetáculo.

Além de 10 composições que fazem parte do espetáculo, foram gravadas 3 novas músicas, que são complementares à obra original e partem da mesma motivação da criação do espetáculo: expressar a admiração pela música, falar sobre os instrumentos tocados em cena, abordar sonhos e medos.

Naira Carneiro, Marília Carvalho, Diogo Vanelli e Daniel Pitanga, assinam e interpretam as composições. "O CD Cantos de Encontro é dedicado às crianças e a tudo o que elas representam. É também uma forma de agradecimento e celebração destes 20 anos de andanças, projetos e sonhos desta tribo-família brasiliense", comemora Daniel Pitanga.

Um time de grandes instrumentistas deram mais cor às canções do CD. Alex Queiroz (Contrabaixo acústico), Anderson Bezerra(Trompa), Andressa Ferreira(Percussão), Carlos Frazão (Percussão), Carlos Cárdenas (Sax Tenor), Eduardo Guimarães (Trombone Baixo), Felipe Viegas (Piano), Jackson Delano (Clarineta), Larissa Umaytá (Percussão), Leandro Barcelos ( Sax Tenor), Mirella Righini (Violoncelo), Moisés Alves (Trompete), Nãnan Matos(Percussão), Pedrinho Vasconcellos (Cavaquinho), Sivuquinha de Brasília (Sanfona), Taís Vilar (Clarone) e Orquestra Popular Marafreboi.

Espetáculos da Temporada
A companhia selecionou para a programação três espetáculos infantis e um solo de dança adulto, que valorizam as diversas linguagens utilizadas pelo Os Buriti: “O Marajá Sonhador e Outras Histórias”(2004), “Cordas e Contos”(2007), “Cantos de Encontro”(2012)e “BLIMA – Imagens do Sagrado” (2012). "Procuramos destacar os espetáculos mais representativos da nossa trajetória, que trazem a essência do que criamos e apresentamos ao longo desses vinte anos ", comenta Naira Carneiro, atriz e integrante d´Os Buriti.

Ela é filha de Eliana Carneiro, fundadora da companhia, e juntas compõem a semente que proporcionou o nascimento da companhia. "Desde pequena, eu estava sempre nos ensaios dos espetáculos e achava que fazia parte deles. Um dia, minha mãe teve que ajustar uma peça para que eu realmente fizesse parte do elenco. E começamos a caminhar juntas esses anos todos", comemora Naira.

A programação inclui ainda a oficina "Dança Teatro com Eliana Carneiro", que resgata a linguagem primeira da fundadora da companhia, Eliana Carneiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo email osburiti20anos@gmail.com. Para participar, basta ser maior de 12 anos e ter interesse pela dança.

Serão realizadas ainda sessões fechadas para escolas, uma forma de intensificar a integração entre a arte e a educação. Serão sete apresentações voltados para crianças e adolescentes, principal público d´ Os Buriti.

Sobre os espetáculos
O Marajá Sonhador e Outras Histórias (2004), é composto por seis histórias que são narradas, dramatizadas e dançadas por Eliana Carneiro e Naira Carneiro. As histórias falam de desafios e transformações comuns à passagem da vida e trazem aspectos da cultura popular brasileira e de outros países. A obra trabalha com soluções cênicas simples e refinadas, com o acompanhamento de música ao vivo e tem como referência a tradição oral dos antigos contadores de histórias.

Outra singularidade da peça é a presença de mãe e filha em cena numa profunda sintonia gestual e vocal. Eliana e Naira Carneiro cativam o público com a sua delicadeza e harmonia, mergulhando em diversas matizes de emoção com precisão e técnica, dominando a cena com maestria, dramaticidade e humor. No decorrer de 11 anos, O Marajá Sonhador e Outras Histórias já circulou por quase todos os estados brasileiros e fez temporadas na Espanha e na Índia.

Ficha Técnica
Direção, Histórias e Figurinos: Eliana Carneiro Elenco: Eliana Carneiro e Naira Carneiro Trilha ao vivo e original: Jorge Brasil e André Togni Cenografia: Eliana Carneiro e Marcelo Larrea Fotos: Mauro Kury

Cordas e Contos (2007) é um espetáculo multimídia com histórias autorais de Eliana Carneiro que acontecem na tela e no palco simultaneamente. Um diálogo entre o teatro, a música e o cinema. Na tela, filmes de animação e curtas metragem. No palco, uma encenação que mergulha no mundo mítico e simbólico das tribos primitivas e dos seres imaginários. Cordas e Contos brinca com referências multiculturais, passeia pelos mundos esquecidos de nossos antepassados, faz alusão à miscigenação de culturas que geram belas histórias e compõem o nosso Brasil.

Todo o figurino é confeccionado a partir de cordas tramadas e a música é executada ao vivo. A companhia utiliza também a linguagem do teatro de bonecos e da dança.

Ficha Técnica
Concepção, Histórias e Direção: Eliana Carneiro Elenco: Eliana Carneiro e Naira Carneiro Composição e Direção Musical: Jorge Brasil Músicos: Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão e Daniel Pitanga Cenografia e Figurinos: Eliana Carneiro e Mônica LuniBonecos: Mônica LuniDireção Técnica e Animações: Dalton CamargosFilmes (câmera e fotografia): Fernando Santana, Dalton Camargos e André Correa Roteiros e Direção de Arte: Eliana Carneiro Desenho Animado: Gilles Eduar e Eliana Carneiro Iluminação: Camilo SoudantFotos: Mila Petrillo

BLIMA - Imagens do Sagrado (2012) é um solo de dança teatro de Eliana Carneiro em que a dança se torna um ritual de conexões com as multidimensionais fontes de energia mencionadas nas tradições cabalísticas, nas pinturas sacras da renascença cristã, na relação com as seis direções do mundo e com os elementos da natureza. Busca-se o gesto simbólico e ritualístico que atravessa o tempo e as culturas para revelar o indizível, o incomunicável. Voltamos às origens da dança como elo ritual e evocativo do sagrado na criação de significados para a existência e para a percepção de nossos corpos. O corpo se torna um elo de comunicação-interação com o divino - com o “inefável dos mistérios” - a porta para estados alterados de consciência. Blima já circulou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Brasília.

Ficha Técnica
Concepção e interpretação: Eliana Carneiro Músicas:ArvoPart, BehnamManahedjl e Graham Fitkin Criação de luz:Camilo Soudant e Tomate Saraiva Fotos: Mauro Kury, Murilo de Paula, Olivier Boels, Débora Amorim, Mila Petrillo
Eliana Carneiro veste Cristina Cordeiro

CANTOS DE ENCONTRO é um espetáculo composto por canções autorais para crianças de todas as idades. É o espaço de encontro e apresentação de quatro atores/instrumentistas que trazem em suas músicas (arranjadas para violão, viola caipira, flautas, sanfona, cuatro, pífanos e percussão) histórias e personagens, danças e bonecos que envolvem e encantam toda a família. As músicas falam dos instrumentos tocados em cena, dos instrumentistas e sua relação com a música, contam sobre personagens de mundos distantes.

A partir dos elementos presentes nas músicas, os versáteis intérpretes encenam, dançam, manipulam bonecos e representam o tema musical.Cantos de Encontro já circulou pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará, Santa Catarina e Goiás.

Ficha Técnica
Direção: Naira Carneiro Direção Musical: Daniel Pitanga Figurinos: Eliana Carneiro Elenco atores/músicos: Daniel Pitanga, Diogo Vanelli, Marília Carvalho e Naira Carneiro Músicas: O grupo Cenário: Marcelo Larrea e Naira Carneiro Fotos: Débora Amorim, Nilo Santos e Pedro Pitanga


Serviço:
Oficina de Dança Teatro com Eliana Carneiro
Dia 05 de maio - 19h
Local: Sala Plínio Marcos – Funarte
Inscrições gratuitas pelo e-mail osburiti20anos@gmail.com
Classificação: 12 anos
Duração: 3 horas
Público alvo: estudantes e profissionais de teatro e dança e demais interessados
Foco: A proposta básica da oficina é o estudo do gesto: como imprimir força expressiva ao gesto, desenvolvendo uma consciência sobre a fisicalidade das ações e a sua relação com o tempo e o espaço.

Sobre Os Buriti
A companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou dez espetáculos autorais e também realiza o projeto de arte educação Caravana Buriti. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. O intuito é despertar a imaginação de crianças e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas. Outra característica do grupo é a pesquisa e a criação de trilhas sonoras originais executadas ao vivo.

Mais sobre a companhia em www.osburiti.com.br

Programação Os Buriti 20 anos
30 de abril
“O Marajá Sonhador e Outras Histórias”, às 16h30

01 de maio
“Cordas e Contos”, às 16h30

05 de maio
Oficina gratuita “Dança Teatro com Eliana Carneiro”, às 19h

06 de maio
“BLIMA – Imagens do Sagrado”, às 20h

07 de maio
“Cantos de Encontro” – Lançamento do CD, às 16h30
“BLIMA – Imagens do Sagrado”, às 20h

08 de maio
“Cantos de Encontro” – Lançamento do CD, às 16h30
“BLIMA – Imagens do Sagrado”, às 20h





Serviço:
Os Buriti 20 anos - temporada e lançamento de CD "Cantos de Encontro"
Local: Teatro Plínio Marcos – Complexo Cultural Funarte
Valores dos ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada)
Horários e espetáculos - Vide programação
Classificação: todos os espetáculos tem classificação LIVRE, com exceção do espetáculo “Blima – Imagens do Sagrado” com classificação de 12 anos
Informações - (61) 3322.2076 – Funarte