quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dezembro Vermelho

ONG Amigos da Vida festeja 15 anos com grande evento no Memorial JK, exposição fotográfica e inauguração da 10ª brinquedoteca Renato Russo

Festeja-se em 1º de dezembro o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Não, coincidentemente, a data também marca a fundação da ONG Amigos da Vida, que está completando 15 anos e tem à frente o presidente Christiano Ramos e o vice-presidente Angelo Della Crosse. Em comemoração ao marco duplo, a ONG elegeu o dia 8 de dezembro para um evento festivo. Na ocasião, reforçando a importância do Dezembro Vermelho, que chama atenção para a causa, será concedido o Troféu Solidariedade a parceiros engajados da ONG e que se destacaram na luta contra a aids no biênio 2014/2015 (veja lista de homenageados abaixo).

O evento contará com a presença de representantes do governo, da iniciativa privada, ONGs, movimentos sociais, organismos internacionais de cooperação bilateral, personalidades do meio político, empresarial e sociedade. Ao lado dos anfitriões Ramos e Della Crosse, Carminha Manfredini, madrinha da ONG. Mãe do saudoso músico Renato Russo, portador do HIV, Carminha é entusiasta do projeto e não mede esforços para ajudar a alavancar as ações da ONG que tem como menina dos olhos a instalação das brinquedotecas Renato Russo em hospitais públicos.

Nestes 15 anos, a ONG entregou nove brinquedotecas, sendo oito no Distrito Federal e uma no Rio de Janeiro. A 9ª, que está sendo construída no HRAN, será inaugurada, oficialmente, no dia 4 de dezembro e receberá a visita da cantora Wanessa Camargo, a próxima Embaixadora da aids para o Brasil, no dia 2 de dezembro. Embora o público das brinquedotecas sejam os pequenos pacientes com aids, os espaços recebem a todos e ajudam a promover, desde os primeiros anos de vida, a boa convivência entre as pessoas, afastando o preconceito.

Outra importante ação deste Dezembro Vermelho será a continuação da exposição fotográfica itinerante Um Novo Olhar Sobre a Aids no Brasil. A abertura será no dia 1º de dezembro, às 19 horas, na Aliança Francesa. A mostra assinada por Gabriel Mestro, com curadoria do fotógrafo Clausem Bonifácio, apresenta fotos inéditas de homens e mulheres, jovens e pessoas da terceira idade com HIV/AIDS sorrindo, trabalhando, em ações quotidianas, enfim, vivendo sem o estigma do “aidético” que ONG tanto busca combater. “Nós portadores não somos apenas um porta vírus, somos pessoas com sonhos, desejos e sentimentos, e que podemos viver em pé de igualdade com todo mundo”, defende Christiano.

Breve histórico
Há 15 anos, Christiano dava inicio ao projeto que tem como objetivo atuar na prevenção e combate ao HIV/AIDS e na promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas vivendo com este diagnóstico e na prestação de cuidados às crianças órfãs da aids. Sua luta tem sido incessante. Portador do HIV há 30 anos, Christiano é a prova de que o HIV/AIDS não é mais uma sentença de morte. “O preconceito e a morte social, esses sim são letais”, costuma dizer. “Avançamos muito nos últimos anos, mas o aumento dos diagnósticos positivos entre os jovens demonstra o quanto não podemos descansar. Há muitas pessoas que perderam o medo da doença e não se protegem como deveriam. Isso, sim, pode ser um grande retrocesso na nossa luta”, afirma Angelo, também HIV positivo há 16 anos.

Atuante e respeitado, internacionalmente, Christiano já recebeu em nome da ONG o Prêmio Princesa Diana. Na ocasião, concorreu com grandes nomes de destaque da luta contra a aids, a exemplo de Bono Vox. A inserção social e cultural, aos olhos de Christiano, é um dos bálsamos no combate à doença.

A cada ano, diferentes temas são abordados no Dezembro Vermelho, destacando importantes questões relacionadas ao HIV/AIDS e a Amigos da Vida escolheu o slogan “Mostre-se para Viver“ para pontuar suas ações. “Quanto antes as pessoas se descobrirem com o vírus, mais chances de qualidade de vida elas têm. As pessoas não devem temer o exame, não devem temer viver”, afirma o presidente.

Homenageados-- Outorga do Troféu Solidariedade
A artista plástica Mara Nunes assina o Troféu Solidariedade, que será entregue à CEO da BrazilFoundation, Senhora Patrícia Lobaccaro; ao CEOdo Grupo Francês Caixa Seguradora, senhor Thierry Claudon; ao embaixador da França, Exmo. Senhor Laurent Bili; ao embaixador da Austrália, Exmo Senhor Patrick Lawless e ao Gerente Executivo do Instituto Sabin, senhor Fabio Deboni.






Serviço:

Evento Memorial JK
DEZEMBRO VERMELHO- ONG Amigos da Vida
Dia 8 de Dezembro de 2015.
Local: Auditório do Memorial JK.
Horário: das 9:30 horas às 12:00 horas.

Serviço exposição
Um Novo Olhar Sobre a Aids no Brasil
Aberto ao público de 2 a 10 de dezembro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18 horas

Serviço Inauguração Brinquedoteca
Local: Hran
Dia 4 de dezembro - 10 horas

Amigos da Vida
Centro Clínico Sudoeste
SHCSW Lote 345 – Sala 249
61- 3234-5740
www.amigos.org.br
Brasília - DF