sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Living Gourmet: o ambiente de Walléria Teixeira na Casa Cor Brasília 2015

Um espaço aberto, com personalidade e que privilegia os grandes nomes do design brasileiro norteiam o Living Gourmet, ambiente assinado pela arquiteta e urbanista Walléria Teixeira para a 24ª edição da CASA COR BRASÍLIA. O projeto mescla suavidade e rusticidade, simplicidade e sofisticação nos seus 100 m² em uma combinação de texturas e materiais naturais que remetem ao tema “Brasilidade”, presente em toda a mostra de 2015.


O Living Gourmet é amplo e formado por ambientes integrados. A sala de jantar, a cozinha e sala de estar são divididas pelos revestimentos sem a necessidade de compartimentar cada espaço, promovendo leveza e amplitude.

O mobiliário (em madeira, palha e pedra rústica) promove naturalidade e leveza, fazendo contraponto à decoração em aço inox e vidro. Destaque para as peças com assinaturas brasileiras de reconhecimento internacional como poltronas e cadeiras de Sérgio Rodrigues; a mesa de jantar Dinn, de Jader Almeida; a cadeira Janete, assinada pelos Irmãos Campana (da dupla também o espelho Miraggio da entrada) e a icônica Mesa Água, de Domingos Tótora e o sofá da Decameron.

A iluminação, através de peças italianas (Igloo da Fontana Arte e o abajour Taccia da Flos), evita o cansaço da visão por ser pontual e direcionada, além de promover um ambiente aconchegante e relaxante. A estante em nichos, assinada pela arquiteta, abre espaço para a visão do jardim suspenso assinado por Marina Pimentel ao fundo (com a pedra oxy canyon – Palimanam), completando a composição e dando ao living uma maior proximidade com a natureza.


Na cozinha, a arquiteta utiliza revestimento em pedra Aura Natural, da Dekton da Silestone (também no piso), específica para áreas gourmets devido à sua durabilidade e resistência ao fogo, altas temperaturas, manchas e arranhões. Os armários planejados da Evviva em aço inox, recobrem todo o ambiente, uma tendência mundial para espaços gastronômicos. Para dar aconchego ao espaço, o restante das paredes recebeu uma palha cinza da Artline.

“O layout do projeto é bem limpo para facilitar a circulação entre o gourmet e o living”, explica Walléria. “O nosso mobiliário é um show a parte. Hoje a assinatura brasileira tem grande presença em feiras internacionais pela sua beleza, funcionalidade e qualidade. Reunimos tudo isso para termos um Living Gourmet com bastante personalidade”.








Dekton da Silestone: Utilizados nas bancadas e no piso
Metais: Deca
Iluminação: Ligth Design
Mobiliário –Hill House, Artefacto e Movin
Marcenaria: Evviva
Toldos e Persianas: Artline.
Tapete: Gallery
Som e imagem: Smart House
Paisagismo: Marina Pimentel
Eletrodomésticos: Eletromec


Sobre Walléria Teixeira
Arquiteta e urbanista formada há 22 anos pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Goiás. Há 14 anos transferiu o seu escritório da capital goiana para Brasília, mas ainda atua na cidade natal onde vários projetos residenciais, comerciais e corporativos levam a sua assinatura. Seu trabalho, contemporâneo e atemporal, valorizando o design e a arte contemporânea pode ser visto também no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além da capital da República. A utilização de mobiliário e peças de design brasileiro (Sérgio Rodrigues, Jader Almeida, Paulo Alves, Etel Carmona e Zanini) e internacional como Mooi, Philippe Starck, Kartell e Patricia Urquiola é uma constante no seu trabalho que privilegia, sempre, a funcionalidade. Outra característica é a centralização da circulação, formas puras, linhas retas, iluminação e ventilações naturais. Anualmente Walléria Teixeira (45) confere as principais mostras de arte e decoração mundiais como Art Basel e o Salão do Móvel de Milão. Tem 17 participações na Casa Cor Brasília e Casa Cor Goiás e mostras como Artefacto e Líder, entre outras.





Serviço:
Walléria Teixeira Arquitetura & Interiores
SRTVS Qd - 701 - BL K - sala 326 Ed.Embassy Tower
Fone/fax:(061) 3322 9521/9970 4813
www.walleriateixeira.com.br
Brasília - DF