sexta-feira, 22 de maio de 2015

X Festival Gastronômico de Pirenópolis

Goiás Turismo realiza o 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis, de 11 a 14 de junho
Romance, Sabores, Prosas e Charme, este é o tema do 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis, que fica a 117 km da capital goiana e abre o Circuito Gastronômico Goiás 2015. O evento acontece do dia 11 a 14 de junho e reunirá chefes da mais alta gastronomia de Goiás e do Brasil, além de sommeliers de cervejas e vinhos, apresentações culturais, shows musicais entre outras.
O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pirenópolis. A solenidade de abertura será realizada no dia 11 de junho, às 20 h, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, com a presença do senhor governador Marconi Perillo e da primeira-dama Valéria Perillo, Presidente de Honra da OVG e madrinha do Circuito Gastronômico Goiás. Em seguida haverá inauguração da Praça Gastronômica, no largo da Matriz, com shows dos artistas Pádua e Tom Cris.

Entre os dias 11 e 14 de junho, Piri, como é carinhosamente conhecida, vai receber um time estrelado de profissionais, como os paulistas Guga Rocha, apresentador do programa “Homens Gourmet” do Canal FoxLife, o confeiteiro Lucas Corazza um dos jurados do reality show de confeitaria Que Seja Doce no ar no canal GNT e Jeferson Rueda, o italiano Dom Fabrizio, Paula Labak, chef escolhida para dar toda a Consultoria Gastronômica do Reality MasterChef Brasil, onde cuida de toda a logística, casting dos candidatos, e elaboração das provas, o mixologista Laercio Zulu, entre outros. Chefs goianos consagrados como André Barros, Márcia Pinchemel, Ian Baiocchi e a nutricionista Carol Morais também participam do evento. Haverá ainda o Espaço Vinho e Cerveja, com uma interessante programação simultânea. Outro atrativo é a Praça Gastronômica, que vai reunir mais de 20 expositores locais com produtos orgânicos, artesanato e varias guloseimas.

O Festival Gastronômico de Pirenópolis será um passeio pelas diferentes áreas da culinária, desde a degustação de vinhos e cervejas ao preparo de pratos típicos. A programação inclui uma oficina interativa com degustação especial no dia 12 de junho, Dia dos Namorados, que será elaborado pelos chefes Fabrizzio Abbate, Humberto Marra e um doce final contemporâneo com os doces de Willian Matheus e o romantismo tradicional dos doces de Goiás om Aloísio Godinho. Várias oficinas incluindo as tradicionais com mini degustações, cozinha ao vivo para as principais refeições, aulas-show, oficinas de Agroecologia e Agronegócios Sebrae, ações de Star Tap e tecnologias, ações do Turismo, ações de moda, Dolmas estilizadas, lenços, adornos e aventais, e a participação de restaurantes da cidade, que vão oferecer cardápios especiais nos dias do evento.

Tudo isso temperado com atrações culturais de alto nível e apresentação de músicos regionais durante os dias do evento, na Feira Gastronômica. Também serão realizadas diversas inserções culturais em vários pontos da cidade, em parceria com o Projeto Vitrine. Destinado a empreendedores, administradores de restaurantes, profissionais e estudantes ligados à área de turismo, hospitalidade e gastronomia, bem como a turistas que desejam desfrutar deste evento, o Festival Gastronômico de Pirenópolis chega à sua décima edição com um leque de alternativas deliciosas.

A proposta do Festival é provocar nas pessoas, principalmente na população goiana, o interesse, o gosto e a necessidade de conhecer o potencial e a identidade cultural da nossa região. Outro foco importante é a qualificação da mão de obra local por meio do envolvimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Sebrae Goiás e do Senac Goiás, com a realização de cursos e palestras dentro da programação do festival.

A riqueza e a variedade dos ingredientes de Goiás, junto a grandes chefes que fazem deste circuito um dos maiores do Brasil. O 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis faz parte da campanha Goiás, Lindo Demais!, da Goiás Turismo, que visa divulgar as belezas e os atrativos do Estado.



Serviço:
Festival Gastronômico de Pirenópolis
Local: Pirenópolis – GO
Data: 11 a 14 de maio de 2014

Abertura
Data: 11/06 (quinta-feira)
Horário: 20 h
Local: Teatro Sebastião Pompeu de Pina