terça-feira, 14 de abril de 2015

#Minhabrasilia e seus personagens

Exposição e série especial para homenagear Brasília
O programa #minhabrasília, sucesso na web desde 2013, abriu a temporada de homenagens ao aniversário da capital federal, que no dia 21 de abril completa 55 anos. O criativo diretor e jornalista Daniel Zukko conta que a ideia surgiu da vontade de mostrar para quem mora aqui e para o mundo, por meio de imagens e histórias de pessoas que fazem a cidade acontecer, todo o charme e o significado de ser um brasiliense.

“O #minhabrasilia é um programa que homenageia a cidade todos os dias e agora não seria diferente. Então, busquei maneiras que pudessem evidenciar as belezas e o orgulho que sentimos de viver aqui. O grande desafio foi fazer isso sem cair nos velhos clichês, valorizando pessoas e lugares. De tudo isso surgiram uma exposição #minhabrasilia - 55 fotos para os 55 anos de Brasília, que retrata a cidade, por meio de fotos e imagens tiradas pelo celular e uma série com oito programas especiais, que estão sendo postados na fanpage(www.facebook.com/minhabsb), e trazem histórias de pessoas que eu defino de novos candangos, porque ajudam a construir Brasília todos os dias”, explica.


Exposição #Minhabrasilia – 55 Fotos para 55 anos de Brasília
Todo o amor pela capital federal estará exposto no mezanino da Torre de TV, de 17 a 30 de abril, das 9h às 20h, com a exposição #minhabrasilia – 55 fotos para os 55 anos de Brasília. As imagens fotográficas retratam a “intimidade”, beleza e peculiaridade de alguns cantos da capital federal, todas capturadas pelo olhar de Daniel Zukko, durante as “andanças” e entrevistas, pela cidade, a bordo de sua Brasília. Os cliques são de celular, máquina fotográfica e GoPro.

Além de apreciar as belas paisagens, quem passar por lá, também, poderá conhecer e conferir alguns episódios do programa que serão transmitidos em uma televisão. O evento é gratuito e faz parte do calendário oficial do GDF em comemoração ao aniversário de Brasília.

#minhabrasilia – 55 fotos para os 55 anos de Brasília
Data: 17 a 30 de abril
Local: Mezanino da Torre de TV
Horário: 9h às 20h
Classificação: livre
Entrada gratuita



Os programas #Minhabrasilia embaixo do bloco

Lançado há mais de um ano, o programa original mostra histórias de pessoas, artistas, celebridades e formadores de opinião que nasceram, moram aqui ou estão apenas de passagem, sempre fazendo uma conexão entre elas e a cidade. A entrevista acontece dentro de uma VW Brasília durante um passeio pelas ruas Brasília.

A série especial é uma nova versão batizada de #minhabrasília Embaixo do Bloco. Ao invés do carro, as entrevistas seguem uma rotina que é muito comum aqui na cidade, afinal quem nunca bateu um bom papo embaixo do bloco? “Sempre tive uma demanda de entrevistados que não conseguia atender no programa que vai ao ar todas as semanas na web, muitas vezes por falta de espaço e do formato, e muitas histórias interessantes acabavam ficando de fora. É uma grande oportunidade de abrir espaço para essas pessoas que fazem acontecer, têm um trabalho desenvolvido muitas vezes sem apoio nenhum, mas que mesmo assim não deixam de realizar e contribuir com o desenvolvimento e crescimento do local que escolheram para ser seu. E sempre com muito orgulho disso”, conta ele.

De 02 de março a 20 de abril, toda segunda-feira pela manhã entra um vídeo. A cada semana um tema diferente: arte urbana, moda, educação, cidadania e saúde, música, LGBT, comunicação e patrimônio. Logo na estreia tivemos 15 mil visualizações, com uma dupla que tem uma função social importantíssima: Pedro Sangeon e Daniel Toys. O primeiro é artista plástico, ilustrador e criador do Gurulino, personagem que estampa passagens subterrâneas, paradas de ônibus e orelhões, levando simpatia e conselhos aos passantes. O segundo, o talentoso grafiteiro que usa as tintas para pintar como uma forma de agradecimento à cidade por tudo que aprendeu nas ruas.

Já passaram por lá: José Macêdo (primeiro calígrafo de Brasília), Nyedja Gennari (educadora), Rafaela Dornas (jornalista e apresentadora do programa Inside – SBT), Ilka Oliveira (jornalista e radialista da Transamérica Brasília), Tiago Gasta (cantor, compositor e poeta), Alex Maraskin (músico e DJ), Célia Porto (cantora), Romildo Nascimento (um dos destaques da moda autoral de Brasília) e Christiano Ramos (ONG Amigos da Vida).