segunda-feira, 6 de abril de 2015

Feira de Saúde celebra Dia Mundial da Saúde (7) e Luta Contra o Câncer (8)

Alameda Shopping e Hospital Santa Marta realizam evento com atendimento gratuito de oito especialidades médicas durante a tarde dos dias 7 e 8 de abril
Para celebrar datas mundiais de atenção à saúde e combate ao câncer, o Alameda Shopping e o Hospital Santa Marta vão se juntar para realizar a Feira de Saúde. O evento vai acontecer na Praça Central do shopping nos dias 7 e 8 de abril, de 13h às 17h, e vai receber o público gratuitamente para realizar exames e informar sobre cuidados e prevenções.


A Feira abordará o assunto saúde de forma mais ampla. Além de oferecer orientações nutricionais, com exibição da pirâmide alimentar, e informações sobre câncer de mama e câncer de próstata, o evento contará com aferição de pressão arterial, aferição de pressão ocular, aferição de glicemia, fisioterapia, e saúde masculina e feminina.

No dia 8, último dia de Feira, haverá pílulas sobre sexualidade com o Dr. Paulo Guimarães, ginecologista, obstetra e especialista em cirurgia íntima, a partir das 14h. Serão três mini palestras de 30 minutos até o fim do expediente.

Para alertar a população sobre os problemas de saúde pública, foi criado o Dia Mundial da Saúde, celebrado todo dia 07 de abril. A cada ano, as Nações Unidas elegem um tema de saúde específico, que diga respeito à melhoria das condições de vida da humanidade naquele momento e que a OMS avalie necessário promover. Este ano, o tema escolhido é segurança alimentar.

O dia seguinte (8) foi fixado como o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, para chamar a atenção de todas as nações sobre importância da discussão sobre a doença, além de instituir políticas de prevenção. Câncer representa a segunda maior causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças do coração. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes.

Dia Mundial da Saúde – Segurança Alimentar (7 de abril)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano – incluindo muitas crianças. Os alimentos que contém bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas é responsável por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao câncer.

As novas ameaças à segurança alimentar surgem constantemente. Alterações na produção de alimentos, distribuição e consumo; alterações no ambiente; novas e emergentes patógenos; resistência antimicrobiana – todos colocam desafios aos sistemas nacionais de segurança alimentar. Aumentos em viagens e do comércio aumentar a probabilidade de que a contaminação pode se espalhar internacionalmente.

Dia Mundial de combate ao Câncer (8 de abril)
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço de todos os casos de câncer pode ser evitado. A estratégia mais eficiente, adotada em longo prazo pela entidade, se resume a uma única palavra: prevenção.

De acordo com o INCA, no Brasil, a estimativa para o ano de 2015 aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, o que reforça a magnitude do problema do câncer no país. O câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).

O Instituto ainda estima que, sem considerar os casos de câncer de pele não melanoma, haverá 395 mil casos novos de câncer, 204 mil para o sexo masculino e 190 mil para sexo feminino. Em homens, os tipos mais incidentes serão os cânceres de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e cavidade oral. Já nas mulheres, os tipos mais incidentes serão os cânceres de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e glândula tireoide. 





Serviço:
Feira de Saúde no Alameda Shopping, com o Hospital Santa Marta
Dia 7 e 8 de abril, das 13h às 17h
CSB 02, Lotes 1 a 4 - Taguatinga Sul

Especialidades:
Oncologia
Enfermagem (aferição de pressão e aferição de glicemia)
Oftalmologia (aferição de pressão ocular)
Urologia (orientações sobre saúde do homem)
Nutrição (orientações com exibição da pirâmide alimentar)

Alameda Shopping
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 22h (lojas e praça de alimentação). Domingos e feriados, das 12h às 22h (praça de alimentação) e das 14h às 20h (lojas).

Hospital Santa Marta
Setor E, Área Especial 01 e 17, Taguatinga Sul
Informações: (61) 3451-3000 / 3961-3000