terça-feira, 7 de abril de 2015

A medicina traz soluções para deixar os lábios mais bonitos

Conheça a Queiloplastia, cirurgia plástica de correção dos lábios.
As cirurgias plásticas mais famosas são aquelas realizadas principalmente no corpo, como a lipoaspiração e o implante de silicone, porém, o universo da estética vai muito além disso. Hoje a medicina já oferece soluções para praticamente todos os incômodos físicos – inclusive procedimentos para melhorar o aspecto visual dos lábios.


Considerados pela maior parte das mulheres como um símbolo de sensualidade e beleza, os lábios recebem grande atenção de pacientes que desejam mudar de forma sutil a sua aparência.

O procedimento que melhora o aspecto visual dos lábios é chamado de queiloplastia e visa o aumento, diminuição ou correção de imperfeição nos lábios, como, por exemplo, assimetrias, sequelas decorrentes de trauma ou alterações congenitas, como o lábio leporino.

Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba – PR, comenta que com o passar do tempo é normal que os lábios percam volume e surjam finas rugas ao redor, principalmente em pacientes fumantes ou que se expõem exageradamente ao sol. “Nesses casos, a cirurgia mais procurada é a de aumento dos lábios, chamada de queiloplastia de aumento”, comenta.

O procedimento pode ser realizado a partir dos 18 anos de idade, porém, é a partir dos 40 anos que as mulheres mais se interessam por esse procedimento. A queiloplastia torna os lábios maiores e mais volumosos por meio do aumento do vermelhão. “O procedimento é feito com o avanço da mucosa labial, associada com enxerto de gordura”, explica Pacheco, que lembra que as rugas ao redor podem ter o aspecto melhorado com os procedimentos de dermabrasão ou peeling.

Porém, quando o objetivo do procedimento é o rejuvenescimento dos lábios, são utilizadas outras técnicas, como, por exemplo, o encurtamento do lábio superior e correção do contorno labial, conhecido também como “bardotização”, - uma referência aos lábios de Brigitte Bardot. “Quando bem executadas, essas cirurgias conferem aos lábios um aspecto natural e proporcional”, comenta Pacheco.

Esse procedimento normalmente é procurado por pessoas que sobrem de deformações labiais ou que simplesmente desejam obter um visual mais jovem. “Sua principal recomendação é para mulheres que tenham lábios muito finos e desproporcionais”, sugere o cirurgião.

Independente da escolha do procedimento, eles devem ser realizados por profissionais adequados, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e em clínicas ou hospitais conveniados. “A paciente só deve fazer qualquer procedimento depois de uma cuidadosa avaliação médica. Digo isso porque é comum vermos casos, até mesmo entre pessoas famosas, que se submetem a esses procedimentos sem ter a necessidade deles – e, algumas vezes, os resultados são pouco satisfatórios e até pioram o aspecto visual da paciente”, conclui o especialista.







Serviço:
Cirurgião Plástico
Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat
(41) 3022-4646 e 4141-4424
http://www.alplastica.com
http://www.michelangeloclinica.com.br
http://draldersonluizpacheco.wordpress.com
plastica.pacheco@yahoo.com.br
Curitiba/PR.