segunda-feira, 30 de março de 2015

Qual porta você está abrindo?

Ferramenta do coaching auxilia a entender melhor as escolhas que podem ser feitas.
A vida é feita de oportunidades e de escolhas. É só você prestar atenção por algum minutos que perceberá que oportunidades aparecem constantemente e que escolhas precisam ser feitas a todo momento. Porém, nem sempre é fácil escolher um caminho, aproveitar as oportunidades que aparecem ou dizer ‘não’ para algumas coisas.

Sabendo disso, Andreia Rego
Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano no Rio de Janeiro/RJ, desenvolveu uma ferramenta chamada de “A Porta”, aplicando em seus Coachees (clientes), a fim de que eles reflitam melhor sobre a forma a qual fazem escolhas. “É preciso ter em mente que escolhas feitas de maneira impulsiva e sem um bom pensamento anterior trazem consigo um maior risco de arrependimentos, decepções, ações mal elaboradas, frustração e até retrabalho. Ou, na pior das hipóteses, a escolha feita às pressas ou sob pressão pode trazer aquilo que todos querem evitar: a perda de uma grande oportunidade”, comenta a especialista.

Por isso, para evitar ao máximo essas possíveis decepções, a coach comenta como é tão importante entender a forma a qual são feitas as escolhas e aproveitadas as oportunidades que surgem na vida de uma pessoa. 
“O cenário ideal é a pessoa saber quais são os seus objetivos de vida e traçá-los. A partir desse momento, torna-se mais fácil na hora de se abrir uma porta, fazer uma escolha e tomar uma decisão, afinal, quando se está perdido, qualquer oportunidade parece tentadora – e isso é um grande erro”, exalta Andreia Rego.

Nessas horas, contar com o auxílio do Coaching pode ser uma boa saída para pessoas que não conseguem definir sozinhas o seu objetivo ou até para aquelas que sabem bem o que querem – mas não sabem como chegar até lá. 
“O Coaching é um método que tem como objetivo atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades de formas concretas. O profissional, com um olhar externo, poderá apresentar novas visões de uma situação e 'provocar' reflexões nos clientes, contudo, a tomada de decisão é sempre deles”, comenta.

A partir do momento em que se define o objetivo e é traçado o caminho para o seu alcance, é chegada a hora de tirar do papel e da cabeça as suas metas e torná-las reais – e, para isso, é preciso escolher as portas e oportunidades mais adequadas. Assim, ao alcançar o que se quer, a pessoa se sente mais satisfeita consigo, sabendo que é, sim, capaz de concretizar aquilo que havia planejado.
“Sempre ressalto que todos nós devemos entender que as portas existem, no entanto, os resultados que elas trarão dependem exclusivamente da forma a qual as enxergamos e o que, ao abri-las, poderão nos proporcionar”, comenta ela, que deixa uma questão: “E você, qual porta está abrindo para o sucesso, o bem estar, a vida com qualidade e as boas relações?”




Serviço: 
Andreia Rego
Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano
https://www.facebook.com/andreiasrego?ref=hl
Instagram: Andreia Rego
http://coachandreiarego.com.br/
asrego@gmail.com
(21)99941.9950