quarta-feira, 25 de março de 2015

Botox pode ser utilizado em tratamentos odontológicos


Comumente utilizado em procedimentos estéticos, botox tem sido utilizado em tratamentos odontológicos que visam o bem-estar. 

Existem pessoas que, ao sorrir, mostram mais a gengiva do que os dentes. Em algumas pessoas, isso causa desconforto estético, gerando problemas posteriores, como baixa autoestima, depressão, insegurança e dificuldade no convívio social. O sorriso gengival, como é comumente chamado, pode ser ou não de nascença, e tem tratamento.

Duas cirurgias podem ser realizadas para consertar o sorriso gengival. A primeira, chamada gengivoplastia, tem como finalidade a reformulação do contorno da gengiva nos dentes. A outra, chamada de gengivectomia, muitas vezes acompanha o primeiro procedimento cirúrgico citado, e consiste na remoção de parte do tecido gengival, para melhor exposição dos dentes. Ambas as operações demandam um alto investimento financeiro e um excelente pós-operatório, para que não haja nenhuma falha posterior.

Muitos não sabem, mas a toxina botulínica é altamente indicada para solucionar problemas odontológicos, entre eles o sorriso gengival. Segundo a Dra. 
Roberta Machado, além do tratamento para excesso de gengiva, o botox, como é comumente chamado, também pode ser utilizado nos tratamentos de bruxismo, que se caracteriza pelo ranger dos dentes, dores de cabeça de origem odontológica e assimetrias faciais.

Para os que duvidam dos efeitos do botox, Roberta afirma que "o efeito começa a ser sentido entre 42 e 78 horas após a aplicação. Dentro de 15 dias, a aplicação já está estabilizada". Em geral, os efeitos da aplicação duram seis meses. "Apenas em músculos muito rígidos a durabilidade se torna menor, variando entre um a três meses", explica.

O tratamento com botox somente é contra indicado para gestantes ou lactantes, e no caso de portadores de doenças que afetam os músculos, como por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica.

Em geral, o botox age de maneira rápida no organismo, e é uma ótima opção para quem quer resultados rápidos no tratamento do sorriso gengival, buscando uma melhora na autoestima e uma reafirmação da sua imagem.




Serviço: 
Dra. Roberta Machado
Dentista
Barra: Centro Profissional Barra Shopping
Centro: Rua Evaristo da Veiga 35/1303
Fone: (21) 2240-0278 / 99616-6015