quinta-feira, 26 de março de 2015

A Gravidez pode afetar visão?

A resposta é sim. Devido a variação constante dos hormônios no período gestacional, a mamãe pode sofrer alguns problemas. Os sintomas mais comuns são inchaço nas pálpebras, maior sensibilidade à luz, síndrome do olho seco, mudanças no grau e desconforto provocado no uso de lentes de contato. Nossos médicos alertam que qualquer outra alteração, além das listadas acima, deve ser investigada com atenção.



As mulheres, antes mesmo de engravidar, caso possuam alguma condição pré-existente, tais como pressão alta, glaucoma ou diabetes, devem buscar orientação com seu oftalmologista para que essas alterações de visão na gravidez sejam monitoradas de perto.

“Caso a gestante sofra com a visão distorcida, manchada, além de pontos pretos aparecendo em seu campo de visão, isso pode ser sinal de algum problema sério e necessita de acompanhamento do seu oftalmologista durante toda a gestão e após o nascimento do bebê também”, afirma o 
Dr. Daniel Moon Lee, Sócio diretor e chefe do departamento de Catarata e Implantes de lentes do Grupo INOB.


* Veja quais são os problemas de visão mais comuns nas gestantes.

1. Sensibilidade à luz: Na maioria das vezes, esse é um dos sintomas da enxaqueca, que pode se agravar no período da gestação devido as variações hormonais. Nesse caso, é melhor conversar com o ginecologista antes de fazer uso de qualquer medicamento, ainda que possua o costume de usar certo tipo de medicamento no combate ao problema.

2. Síndrome do olho seco: É um problema temporário e que pode desaparecer logo após o parto. Para um melhor bem-estar da mãe, o ideal é usar lágrimas artificiais indicadas pelo seu oftalmologista.

3. Variação de grau: Mudanças hormonais também podem acarretar em alterações refrativas, aumentando a graduação de óculos e lentes de contato da gestante. Procure um oftalmologista caso não possa adiar a correção para depois da gravidez, já que o grau poderá regredir.

4. Formação de pontos pretos na imagem: Não só as mulheres grávidas, mas qualquer indivíduo deve prestar atenção se houver ocorrência de pontos negros no campo de visão, isso pode sinalizar pressão alta. O quadro exige acompanhamento médico, pois níveis muito elevados da pressão sanguínea podem provocar descolamento da retina.

5. Visão manchada: Durante o período gestacional, as chances de a mulher desenvolver diabetes aumentam. A visão manchada pode indicar alto nível de açúcar no sangue. Nesse caso, o monitoramento junto a seu oftalmologista durante toda a gestação é de suma importância.




Foto - Divulgação



Serviço
HOG
Quadra 1 Conjunto G Lote 1 – Setor Sul | (61) 3298-6061
INOB Brasília
SHLS 716 Centro Clínico Sul Torre II – Térreo | (61) 3298-6060www.inob.com.br