segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ONG brasileira participará do Salon Du Livre Paris, em Março

No evento europeu que tem o Brasil como convidado de honra, Amigos da Vida apresentará projetos que reforçam postura afirmativa perante à HIV/AIDS
Um dos eventos literários mais importantes do mundo, o Salon du Livre Paris, contará com a participação da ONG brasiliense Amigos da Vida, que luta pela qualidade de vida de portadores do vírus HIV, causador da AIDS, e pela inserção dessas pessoas na sociedade através, principalmente, do combate ao preconceito. Na edição 2015 do evento, que acontecerá no Porte de Versailles, de 20 a 23 de março, o salão terá o Brasil como convidado de honra representado por escritores como Chico Buarque, Paulo Coelho, Nélida Piñon, Leonardo Boff e tantos outros. Serão romances, poesias e até histórias em quadrinhos. Sim, o "gibi" será uma das produções que a ONG apresentará no evento.

O outro trabalho levado pela ONG à França é o catálogo da exposição Um Novo Olhar Sobre a Aids, do fotógrafo Gabriel Mestrochirico, em cartaz em Brasília no espaço da Caixa desde o dia 1 de dezembro Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. “Foi através dessa exposição que a Caixa Seguradora conheceu nosso trabalho e projetos. Se encantaram e graças a ela poderemos mostrar este trabalho na Europa”, festeja Christiano. O catálogo traz as 42 fotos exibidas na exposição e conta com a curadoria do fotógrafo Clausem Bonifácio. “As fotos são muito fortes e ao mesmo tempo suaves. Fortes, pois mostram o rosto de pessoas que carregam um vírus que é visto de forma preconceituosa por tantos. E suave porque essas pessoas estão bem, sorrindo, fazendo planos, vivendo suas vidas. Afinal, elas estão vivas!”, afirma Clausem.

Na revistinha Amiguinhos da Vida, a história de Igor e Vitoria, crianças soropositivas que, na companhia da Turma da Mônica, esclarecem tantas questões acerca do HIV de forma leve e se jogam em aventuras como qualquer criança. Combater com informação o preconceito antes mesmo que ele surja no coração das crianças é uma das propostas desse trabalho desenvolvido por Christiano Ramos, presidente da ONG, ao lado do cartunista Maurício de Sousa. Detalhe, é a primeira vez que uma publicação da Turma da Mônica é impressa no idioma francês!

"A ideia surgiu em função do nosso trabalho com as brinquedotecas Renato Russo que atendem crianças soropositivas nos hospitais do Distrito Federal. Ali, percebemos que pais não queriam que as crianças brincassem com as portadoras do vírus. A partir daí surgiu o projeto e levamos a produção ao Maurício de Sousa, que abraçou a causa", explica Christiano, que comemora o sucesso da publicação que já teve milhares cópias impressas, tendo sido distribuídas em entidades públicas e privadas.




ONG Amigos da Vida
Centro Clínico Sudoeste
SHCSW Lote 345 – Sala 249
(61)3234.5740
www.amigos.org.br
Brasília, DF, Brasil