sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Brasília na TV, Brasília na minha casa

Brasília tomou conta da telinha e da imprensa esta semana. Com a estreia na televisão aberta de uma série que conta a história de personagens que vivem uma intensa e polêmica rotina, a cidade ficou ainda mais famosa em todo o Brasil, inclusive pelos traços de sua arquitetura, sempre tão marcantes. Entre os elementos que mais se destacam estão os cobogós, que além de embelezarem a cidade ainda servem de inspiração para a criação de novos materiais.

O elemento vazado surgiu para solucionar problemas de circulação de ar e incidência de luz. Apesar de ter a cara de Brasília e ser uma figurinha carimbara nos prédios das super quadras sul e norte, o Cobogó surgiu na década de 30, em Pernambuco, e só depois passou a ocupar os solos do cerrado. Aqui fez história e o seu nome foi inspirado nas iniciais do sobrenome dos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, o Co; Ernest Boeckmann, o Bo; e Antonio de Góis, o Gó, responsáveis pela invenção.


Mas quem disse que os cobogós só têm espaço nas fachadas dos prédios residenciais? Arquitetos da cidade investem no elemento agora com mais uma finalidade: dar personalidade aos ambientes. A escolha, segundo o arquiteto Roberto Carril, se alinha com a principal característica de seu trabalho “deixar os ambientes com mais composições e menos combinações”. De acordo com o profissional, “a sua prioridade é ter como resultado sempre um ambiente mais exclusivo e com a identidade de seus moradores”.

Os cobogós ocupam salas, quartos e se tornam divisórias de espaços, agregando charme e inovação onde quer que sejam empregados. Mesmo parecendo um contrassenso, uma vez que as peças já existem há muitos anos, a modernidade vem através dos materiais, cores e formas em que são apresentados. Até mesmo uma cortina de última geração e automatizada pode lembrar o tradicional projeto do concreto furado, como no caso do modelo Parametre da Hunter Douglas/Lunaflex, comercializada na Artline por Nelma Caixeta, empresa especializada em revestimentos, persianas e cortinas.