segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Mostra individual do artista plástico Daniel Búrigo no espaço Jolie Nail Spa

Faces Inóbvias          
Autoretrato do artista pós intervenção dos convidados

Uma balada interativa marcou o vernissage de Faces Inóbvias, mostra individual do artista plástico e ilustrador, Daniel Búrigo, que poderá ser vista no Jolie Nail Spa até o dia 3 de janeiro. Na tendência de aproveitar espaços alternativos para movimentar a cena cultural da cidade, Daniel selecionou pinturas e desenhos que vem produzindo desde 2002 e apresentou-as durante o evento que animado pelos dj's Ragnar pas e Ana Lúcia Oliveira.

O trabalho revela o olhar muito particular do artista sobre os rostos da moda e autoretratos. Daí o nome Faces Inóbvias, ou seja, retratos que fogem da obviedade dos rostos das capas de revista. Além da mostra em si, um dos destaque da noite foi a obra de arte interativa. Em um autoretrato do artista, os presentes foram convidados a deixar sua marca, tendo, no lugar das tintas, esmaltes de unhas, o produto do dia-a-dia do local onde está instalada a exposição.

Além das pinturas de modelos e ilustrações, a exposição também traz uma pequena série de auto-retratos. A maioria de seus trabalhos são técnicas mistas sobre tela ou papel, onde grafite, aquarela, guache e acrílica se misturam. O artista trabalha com desenho e pintura de uma forma automática e espontânea, desde a escolha do tema até a execução. Ele parte, na maioria das vezes, do registro de observações cotidianas ou escolhas puramente estéticas, dando, então, continuidade ao trabalho aleatoriamente, permitindo linhas e formas seguirem caminhos não planejados, sugerindo leituras a partir de imagens incompletas e fragmentadas.

Daniel, que realiza, agora, sua primeira mostra individual desde que voltou, em 2010 de uma temporada de 12 anos na Europa, expõe desde 1998. Entre as exposições mais recentes estão "Linguagem Cifrada" na Galeria da FAV (Universidade Federal de Goiânia); “Centerfolder”, na Galeria Referência, Brasília; “Aos Ventos que Virão… Brasília (1960-2010)” no ECCO (Espaço Cultural Contemporâneo) e "Lajegallery", Brasília, seguindo a tendência dos espaços alternativos. No exterior, teve o seu trabalho exposto na Galleria 32 da Embaixada do Brasil em Londres; Stanley Picker Gallery (Universidade de Kingston, Londres), Paradigmas Galeria, Barcelona, Espanha; entre outros.

Sobre o artista: Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, com habilitação em pintura, Daniel Búrigo já trabalhava como artista gráfico e ilustrador antes mesmo de se formar. Atuou como editor do suplemento infantil “Correio da Galera”, Correio Braziliense, tendo capas de seu trabalho publicado na 20ª edição do The Best of Newspaper Design da renomada The Society of News Design, Universidade de Syracuse , NY (EUA). Em 1998 se mudou para Roma e pouco depois Londres, trabalhando como freelancer e expondo suas pinturas em espaços diversos. Lá se formou como professor de Arte & Design pela Middlesex University. Ao retornar para Brasília, em 2010, passou a lecionar arte como professor bilíngüe do ensino fundamental e médio na Escola das Nações e Colégio Internacional Everest.

Alessandra Jugnet

Aline Souza confere a mostra

Daniel Burigo e Alessandra Jugnet

Vernissage aberto ao público




Faces Inóbvias
Vernissage 5 de dezembro
Visitação até 3 de janeiro de 2015
De segunda à sábado, das 10h às 20

Jolie Nail Spa
407 Norte, Bloco c, lojas 69/70
(61) 3039-2521
Brasília - DF