quarta-feira, 22 de outubro de 2014

South American Pilates Conference

Chega à Capital graças à parceria com a Fit Studio Brasília , centro de Pilates dos mais tradicionais da cidade, fundada em 2003

Entre os dias 24 e 26 de outubro acontece o South American Pilates Conference (SAPC). Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento, que entrou no circuito mundial como a conferência mais importante de Pilates da América Latina, acontecerá no Centro de Convenções Brasil XXI. Em sua terceira edição, o SAPC foi lançado em Buenos Aires pela academia Pilates Move, chega à Capital graças à parceria com o Fit Studio Brasília, academia das mais tradicionais da cidade, fundada em 2003.

Ao longo do evento, conferências, workshops, apresentação de novos métodos e equipamentos numa programação voltada para o aperfeiçoamento do método Pilates no continente. Dentro os temas que prometem entusiasmar o público, Pilates & Patologias, Reforme de A a Z, Pilates Matwork com Bandas e Bolas, Pilates para crianças, Método Pilates aplicado aos Esportes Rotacionais, Pilates & Câncer, dentre tantos outros.

No DNA da SAPC carrega o diferencial de escolher, minuciosamente, cada um de seus palestrantes, envolvendo apenas profissionais que possuem uma história de forte ligação e verdadeira contribuição para o Método Pilates no mundo. Em Brasília, os participantes poderão aprender com figuras das mais renomadas dentro do Pilates, a exemplo de Mary Bowen, Rael Izacowitz e Elizabeth Larkam. Mary Bowen é considerada uma verdadeira lenda viva. Ela começou a ter aulas de Pilates em 1959, quando tinha apenas 29 anos, e frequentou o Studio de Joseph por quase sete anos. Rael Izacowitz é considerado o maior nome da atualidade no Método, fundador do prestigiado centro de educação Body Arts and Science International (BASI Pilates), na California. Já Elizabeth Larkam, co-fundadora da Polestar Pilates e Master Trainer da Balanced Body Education, é autoridade quando o assunto é a integração da reabilitação dentro do Método Pilates. Destaque, ainda, para Kathy Corey, criadora do Core Band e que teve seu primeiro contato com o Método em 1979; Brett Howard, diretor da Associação de Pilates dos Estados Unidos, treinado por Romana e especialista no trabalho de Pilates para crianças e adolescentes e Alexander Bohlander, fisioterapeuta, osteopata e homeopata e representante da Polestar Pilates na Europa. Entre outros.

Do Brasil, destaque para a fisioterapeuta Glaucia Rocha, sócia-proprietária do Fit Studio Brasilia. Primeira brasileira convidada para participar do Master Mentor Program com Lolita San Miguel, desde 2011 vem sendo treinada diretamente por ela, tornando-se, assim, instrutora de segunda geração do Método Pilates no Brasil e responsável por passar o legado de Lolita San Miguel e Joseph Pilates para as futuras gerações.

São esperados cerca de 300 parcipantes, vindos, além do Brasil, de países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Turquia e Alemanha. Ao final da conferência será fornecido o certificado de participação.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA




24 de outubro - Pré conferencia com Rael Isacowitz (9h às 13h) e Elizabeth Larkam (14h às 18h)

25 de outubro (sábado) - Das 10h às 12h30


Um Estudo Aprofundado do Universal Reformer com Brett Howard Brett Howard traz toda sua experiência nesse fantástico workshop de Reformer Clássico, uma abordagem aprofundada dos exercícios e suas modificações e como alcançar os objetivos de seu cliente a cada sessão.

Forma e Função- com Rael Izacowitz Forma e função são dois conceitos que partilham uma relação simbiótica; eles se completam e um não pode existir sem o outro. Neste workshop vamos explorar a forma específica e particular de determinados movimentos e sua importância no que se refere a sua funcionalidade na vida cotidiana e atividades esportivas. Pode-se afirmar que a forma clássica de realizar um exercício específico no Método foi por muitas vezes alterada com base na função da sociedade contemporânea. Rael discutirá sua jornada de descoberta pessoal e do caminho que o levou a abordar diferentes nuances em certos movimentos de Pilates, bem como o levou a introduzir mudanças, que se tornaram o padrão na abordagem BASI Pilates. Sua jornada pessoal incluiu 2 cirurgias no manguito rotador que desempenharam um papel fundamental no seu caminho para a descoberta dessas novas nuances.

Wunda Chair e o Fortalecimento de Centro com Kathy Correy Um programa equilibrado e uniformizado para todo o corpo, este Workshop irá ensinar a como progredir os exercícios clássicos com variações inovadoras criadas para desafiar a mente e o corpo. Aprenda o set-up adequado, a tensão da mola e cada detahamento em profundidade. O Workshop aborda como progredir através dos níveis de movimento e como a Wunda Chair funciona tanto para sessões individuais e sessões de condicionamento em grupo. Este curso foi concebido para criar uma compreensão mais profunda do repertório de Wunda Chair tendo como foco principal todos os movimentos que são desencadeados pelo Centro.

Pilates & Patologias com Alexander Bohlander Nesse workshop serão discutidas de forma estrutural e funcional, as patologias vistas com mais frequência dentro de um Studio de Pilates, as quais envolvem diversos segmentos do corpo, como o ombro, coluna cervical, quadril, joelhos, assoalho pélvico bem como disfunções relacionadas à respiração.

De que maneira os órgãos exercem influência nas aulas do Método Pilates no solo e em Equipamentos com Elizabeth Larkam referência mundialmente conhecida, possuí como sua maior característica, a criatividade ilimitada para adaptar todo e qualquer repertório dentro do Método Pilates da forma mais eficiente, a fim de alcançar os objetivos e vencer eventuais limitações de cada cliente. Os profissionais que trabalham na área de terapia manual sabem da influência vital que os órgãos exercem sobre todo o esquema de cadeias dinâmicas e estáticas do corpo, mas nesse workshop inédito no Brasil iremos integrar todo esse jogo de cadeias viscerais e como ele pode ser trabalhando dentro do Método Pilates.

Streetch Eze® para crianças com Kimberly Dye - 14h00 às 15h30


História do Método Pilates com Mary Bowen traz em sua bagagem mais de 6 anos de convivência com Joseph Pilates, ela era sua aluna em seu studio em NY e fazia aulas regulares com ele duas vezes por semana. Poucas pessoas têm tanto a falar sobre o Método e a verdadeira história por trás dele. Nesse Workshop os alunos conhecerão um pouco mais sobre Joseph Pilates, sobre seu primeiro Studio em NY e como era conviver e conhecer de perto o criador do Método e sua esposa Clara.

Reformulando o Conceito de Core Control no Solo e nos Equipamentos com Elizabeth Larkam Core Control é um termo sendo amplamente utilizado sempre que nos referimos ao Método Pilates. Mas o que vem a ser realmente o Core Control e qual sua importância dentro da aplicação do Método? Esse termo é de uma complexibilidade bem maior do que possamos imaginar, e nesse workshop teórico prático iremos dar as ferramentas necessárias para que possamos avaliar e acessar o Core Control de forma mais efetiva para assim, obtermos os melhores resultados possíveis com a utlização do Método Pilates.

Dicas Fundamentais para Maximizar o Ensino do Método Pilates com Amy de Sa Esse workshop teórico e prático, irá fornecer as ferramentas necessárias para que voce entenda como utilizar, de maneira mais efetiva, os elementos mais importantes para se tornar um professor de grande sucesso, e fazer com que seu cliente tenha a experiência mais gratificante possível a cada sessão realizada.

Reformer Fletcher Pilates® com Adriano Bittar conheça as variações criadas por Ron Fletcher para os exercícios no Reformer originalmente experimentados por ele com Joe e Clara Pilates.

Ensinando mat para diferentes níveis com Alexander Bohlander Nesse Workshop veremos os resultados efetivos e potencializados decorrentes de uma musculatura rotacional livre e de uma fáscia malevável. Como otimizar a performance nos mais diferentes esportes rotacionais, como tênis e golf.

O Método Pilates aplicado aos Esportes Rotacionais com Kimberly Dye Satisfazer as necessidades de alunos iniciantes e ao mesmo tempo dos avançados pode muitas vezes ser um desafio até mesmo para o instrutor experiente. Utilizar bandas de resistência que envolvem o corpo inteiro oferece assistência, essencial para o iniciante, e resistência para o aluno mais experiente. Trabalhando dentro de uma cadeia cinética fechada a sensação é evidenciada, o alinhamento correto mais fácil de ser atingido, e a ativação muscular em qualquer exercício é mais profunda. O aluno avançado não só intensifica a carga, mas torna-se mais consciente da conexão fascial entre os lados do corpo, melhorando a iniciação proximal/distal e a funcionalidade geral.

16h30 às 19h00


Pilates & Cancer com Kath Corey e Veronica Sttepassi A cada dia aumenta-se a evidência e resultados ciêntíficos que afirmam o papel crucial da atividade física para pacientes e sobreviventes de câncer de mama e câncer em geral. A atividade física melhora a função e bem estar mental. O exercício- ainda que seja em mínima intensidade – pode melhorar a força interior e diminuir o risco de recorrência, também ajuda a restaurar o retorno gradual ao movimento e força necessária para as atividades diárias. Um programa ativo ajuda a reconstruir a resistência e recuperar a energia para lutar contra a fadiga. Encontrar uma atividade que combina com você e que lhe ofereça uma progressão gradativa e diária é fundamental. Cada pessoa é diferente e só você sabe as suas necessidades. Este Programa Pilates é projetado para ajudá-lo a conhecer e honrar o seu corpo, mente e espírito.

Alcançando Objetivos Através de Análise de Exercícios com Rael Izacowitz Definir e alcançar objetivos é a base de grande parte do trabalho que fazemos como instrutores de Pilates. A análise dos exercícios é um aspecto crucial deste processo e que deve ser abordado constantemente, por alunos e professores, ao longo de suas carreiras. Rael desenvolveu um sofisticado sistema de análise de exercícios, que é extremamente benéfico tanto para prática pessoal quanto para o ensino do Método. O Workshop demonstra como a análise de cada exercício é realizada e implementada com o uso de dicas corretas durante a realização do movimento. Todo e qualquer instrutor irá se beneficiar da inovação, experiência e paixão pelo trabalho que Rael traz consigo.

Visão e Repertório Clássico da Wunda Chair com Brett Howard Nesse Workshop os alunos terão a chance de conhecer o repertório clássico e aprofundar seus conhecimentos a cerca da Wunda Chair. Brett Howard foi treinado diretamente por Romana e transmite de forma didática e fluída como ninguém mais todo o repertório de Pilates Clássico.

Reformer: Criando Espaço nas Articulações com Alice Becker Venha conhecer uma abordagem exploratória de exercícios funcionais, com foco em tração e criação de espaço nas articulações do corpo, e amplie seus recursos com clientes e pacientes. Aprofundaremos cada exercício discutindo seus recursos com base no pensamento crítico da Polestar Pilates.

Abordaremos um material amplo, indo do simples e básico ao avançado, seja em termos de percepção corporal, como de coordenação motora, força e flexibilidade. Este workshop é dirigido para os mais diversos públicos, aplicável tanto para o fitness como para bem estar e reabilitação.

Como fazer o Pilates ser acessível para todas as pessoas? Modificações e Assistências com Amy de Sa

Fletcher FusionTM - nesta vibrante aula, experimente as 5 técnicas exclusivas assinadas por Ron Fletcher: Fletcher FundamentalsTM, Percussive Breath®, Fletcher Towelwork®, Fletcher Floorwork® e Fletcher


26 de outubro - 08h00 às 10h00


O Método Pilates e os Compromentimentos da Coluna Vertebral com Alexander Bohlander da Esse Workshop irá abordar a ativação específica, a distribuição correta do movimento e o alongamento axial no sentido de tratar e prevenir os problemas na coluna vertebral.

Pilates Plus Psyche Joseph Pilates com Mary Bowen trabalhava o corpo como um todo em cada exercício, Mary Bowen incorpora todas as faces da mente em cada centímetro do corpo, desse conceito surgiu o termo Pilates Plus Psyche.

O Pilates Plus Psyque pode ser usado para diagnosticar, e aprofundar todo o trabalho do Método Pilates voltado para os instrutores da técnica ou para os clientes mais avançados. Essa nuance de Psyque também pode ser usado por iniciantes que têm a necessidade de um trabalho mais aprofundado. O Método Pilates é a fonte de exercício ideal para trabalhar um programa que inclua a complexa conexão entre corpo e mente.

Pilates Matwork com Bandas e Bolas com Kimberly Dye Iniciantes ou até mesmo praticantes de Pilates mais experientes podem frequentemente interpretar mal o conceito de estabilização. Eles formam padrões musculares rígidos ao invés de desenvolver uma força do centro dinâmica com fluidez da pelve e da caixa torácica. O Stretch-eze®, uma banda de resistência que envolve todo o corpo e pequenas bolas de moldagem infláveis são usadas em exercícios de Pilates Mat para proporcionar propriocepção e feedback tátil, favorecendo a fluidez, a força dinâmica e a conexão do corpo de uma forma global. Este workshop demonstrará a sua utilização em exercícios tradicionais de solo.

Reformer de A a Z com Glaucia Adriana Nesse workshop o participante irá entnder as facetas e todo o conjunto de modificações que podem ser realizados nos exercícios mais utilizados no Reformer, seja o cliente sedentário ou um ávido atleta. Aprenda a avaliar dinamicamente seu cliente durante os exercícios, e veja a abordagem clássica do repertório inspirado nos ensinamentos de Lolita San Miguel.

Reformulando o Conceito de Core Control no Solo e nos Equipamentos Elizabeth Larkam Core Control é um termo sendo amplamente utilizado sempre que nos referimos ao Método Pilates. Mas o que vem a ser realmente o Core Control e qual sua importância dentro da aplicação do Método? Esse termo é de uma complexibilidade bem maior do que possamos imaginar, e nesse workshop teórico prático iremos dar as ferramentas necessárias para que possamos avaliar e acessar o Core Control de forma mais efetiva para assim, obtermos os melhores resultados possíveis com a utlização do Método Pilates.

10h30 às 13h00


Pilates, Biomecânica e Realidade com Rael Izacowitz A ciência oferece continuamente novas informações e evidências (ou às vezes refutações) de teorias existentes, permitindo com que os profissionais que trabalham com movimento possam aprimorar os suas abordagens e formas de ensino para assim, alcançar melhores resultados. No entanto, apesar das boas intenções, a informação científica às vezes é utilizada incorretamente ou levada ao extremo, criando todo um novo conjunto de problemas nesse processo. Esse Workshop explora a forma pela qual são adotados os avanços científicos e examina exemplos de padrões negativos de movimento que evoluíram a partir de bons conceitos. Os tópicos incluem:

o O uso de coluna neutra e pelve neutra
o Interpretação a cerca do “bloqueio” das articulações
o Posicionamento da cabeça
o Encontrando o equilíbrio entre a estabilização e a mobilização
o A importância do grupo flexor do quadril

Os participantes irão receber orientações concretas sobre a forma de alcançar resultados positivos.

O Domínio sobre o Controle Brett Howard Joseph Pilates costumava definir seu método como a Arte do Controle. “Contrologia desenvolve o corpo de forma uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente, e eleva o espírito” (Joseph Pilates, 1945). Nesse Workshop serão dadas as ferramentas necessárias para que possamos alcançar esse controle de forma consistente . Os participantes irão aprender através de diversas abordagens como construir e desconstruir cada elemento do Método tendo como base exercícios dos mais diferentes níveis de progressão. A partir desse workshop será possível desenvolver as habilidade necessárias para que o Método seja ensinado de forma completa e consistente.

MOTR a Novidade da BALANCED BODY INC. by Physio Pilates! Com Alice Becker Venha conhecer em primeira mão este novo equipamento versátil que a Physio Pilates traz este ano para o Brasil. Ele oferece carga para dar resistência e assistência aos movimentos e abordaremos todo um novo repertório de exercícios em diversas posições e níveis de dificuldade. Com o MOTR, o novo lançamento da Balanced Body, você combina força, flexibilidade, ritmo, coordenação e equilíbrio num equipamento leve, portátil e acessível.

O Reformer Integrado – Do Clássico ao Contemporâneo com Kathy Corey Dos exercícios originais para os padrões de movimento mais criativos de hoje em dia, esse Workshop combina fluxo de movimento com um programa coreografado e desafiador. Seu conteúdo irá reforçar qualquer aula dada no Reformer e criar um programa dinâmico que honra o passado, mas que ao mesmo tempo acrescenta uma visão contemporânea do Método Pilates.

Pilates para Homens com Mauro Busti - 14h00 às 16h30

Pilates para Crianças com Brett Howard “Primeiro passo é educar a criança” um capítulo de “Your Health” escrito por Joseph Pilates, ele acreditava firmemente que as crianças devem aprender o Método de Pilates para o condicionamento do corpo . O workshop centra-se nas formas adequadas de ensino do Método Pilates para uma criança. Aprenda as considerações cognitivas, comportamentais, fisiológicas e anatômicas ao ensinar esse tipo de população. Entenda como montar planos de aula criativos que são voltados também para o desenvolvimento desse criança.

Movimentos e Fluidez na aula de Mat com Kathy Corey Este curso é uma abordagem progressiva e contemporânea dos exercícios de Pilates Matwork. O Workshop explora movimentos tradicionais e utiliza modificações e variações a fim de criar combinações que podem ser aplicadas a qualquer nível de aula e cliente. Perspicaz, instrutiva e informativa, se trata de um Workshop dinâmico que inclui o trabalho e a história de instrutores de primeira geração que aprenderam os exercícios diretamente com Joe e Clara Pilates.

Como o Sistema Vestibular e suas Disfunções Exercem Influência sobre os Exercícios no Solo e nos Equipamento de Pilates? Com Elizabeth Larkam Nesse workshop teórico prático iremos abordar a fisiopatologia e funcionalidade do sistema vestibular e sua influência na criação de programas de exercícios dentro do Método bem como para que sejam alcançados os resultados e objetivos traçados dentro do plano da reabilitação.

Reformer com Alice Becker: Reformer Avançado Utilizando um equipamento Reformer com recursos muito especiais, o Allegro 2 da Balanced Body, serão apresentados exercícios que avançam gradativamente em nível de dificuldade e que também apresentam outras possibilidades criativas de uso do equipamento além das regulares mais amplamente conhecidas. Os movimentos se conectam por transições harmoniosas, e evoluem exigindo coordenação motora, controle, força e flexibilidade, sendo aplicáveis para aulas individuais ou em grupo.

O Método Pilates aplicado aos Esportes Rotacionais com Alexander Bohlander Nesse Workshop veremos os resultados efetivos e potencializados decorrentes de uma musculatura rotacional livre e de uma fáscia malevável. Como otimizar a performance nos mais diferentes esportes rotacionais, como tênis e golf.



Serviço:
SOUTH AMERICAN PILATES CONFERENCE
De 24 a 26 de outubro
Centro de Convenções Brasil XXI
http://www.pilates-move.com/pt/sapc-2014/
http://www.fitstudio.com.br/