quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Para fechar a trilogia

A terceira e última coleção Nike + R.T. do Air Force 1
A Nike apresenta a terceira e última parte da trilogia Nike + R.T. Air Force 1: a coleção Nike + R.T. Air Force 1 em bege. Ela chega para se unir à família de AF1s, que traz as coleções anteriores Nike + R.T. Air Force 1 em preto e branco. Juntas, essas três paletas de cores representam o poder do esporte de unir diferentes tribos em torno de uma única paixão: o Nike Air Force 1.

O esporte tem a rara capacidade de unir pessoas de origens completamente diferentes, que dividem uma obsessão comum, e isso também vale para o basquete. Os fãs mais fervorosos desse esporte sabem que os absolutos não são uma barreira divisória, e sim um catalisador para que pessoas diferentes se abriguem sob uma única identidade. Essa comunidade unida por um ideal comum é a representação contemporânea de uma tribo nos dias de hoje.

Segundo o designer Riccardo Tisci, a cultura tribal é um reflexo da geração de jovens da atualidade. "Todos nós precisamos de uma identidade", diz ele. "Por isso os jovens formam tribos. São góticos, puristas, punks, rappers, R&B... Existem mil tribos diferentes, mas todas se unem ao redor de um único aspecto".

O elo que liga a tribo do basquete é a reverência pelo calçado que foi a fagulha inicial de um grande fenômeno. Desde 1982, o Nike Air Force 1 tem sido o símbolo underground da união de uma comunidade, cujo afeto transportou esse ícone das quadras para a cultura de rua. A princípio limitado ao corredor da rodovia interestadual 95 da costa leste dos Estados Unidos, o AF1 cresceu e atravessou as fronteiras de diversas cenas e gêneros em todo o mundo - e acabou virando um emblema unissex de união.

A intenção de Tisci com a coleção Nike + R.T. AF1 foi mostrar as diferentes personalidades dessa tribo, representadas em uma coleção que celebra a sua diversidade através da lealdade de três gerações. A coleção branca revela o respeito do designer pela história do AF1, e preserva a pureza do original. A coleção preta ressalta a admiração de Tisci pela subversão da cultura de rua e sua expressão mecânica. Já a coleção bege é uma espécie de iniciação para os novos integrantes da tribo, que vêm se juntar aos fãs mais aguerridos em seu amor pelo AF1.

A exemplo das coleções anteriores, a coleção bege do Nike + R.T. AF1 traz quatro estilos marcantes, todos feitos de couro premium. Esse material maleável garante conforto e durabilidade, enquanto um Swoosh de couro confere um contraste de grande impacto. As línguas e os calcanhares dos tênis são feitos de camurça sintética, com direito a painéis de poliuretano termoplástico sem costura, pressionados por calor - um detalhe que aumenta a força e a intensidade do visual. O mesmo impacto é causado pelas perfurações modificadas na região dos dedos do pé.

A nova sola intermediária, mais discreta, junta o amortecimento Phylon de baixo peso à ousada marca registrada de Tisci, visível nas texturas acumuladas e nos detalhes das diferentes camadas. Todos esses aspectos se somam às marcas R.T. e Nike Air. Os tênis têm também uma sola tipo cup e uma sola externa de borracha resistente a arranhões. Essas características aprimoram a tração e a resistência dos modelos, e ressaltam a importância da funcionalidade nesses designs.

Essa personalidade marcante se manifesta no Nike + R.T. Air Force 1 Lo: um olhar rebelde sobre o revolucionário tênis lançado em 1982; no Nike + R.T. Air Force 1 Mid: uma releitura do clássico da década de 90; no Nike + R.T. Air Force 1 Hi: uma versão cheia de personalidade do famoso estilo de esporte de rua, com aplicações no calcanhar e cano trabalhado; e no Nike + R.T. Air Force 1 Boot: um design avant-garde criado especialmente para mulheres, com a possibilidade de extensão até o joelho.
Além disso, cada par de tênis vem numa embalagem desenhada especialmente para a coleção Nike + R.T. Air Force 1.

A Coleção Nike + R.T. Air Force 1 Bege estará disponível na CZO FOOTBOX, loja de sneakers & shoes do Cartel011 a partir do dia 23 de outubro, às 11h e na loja on line www.cartel011.com no dia 24 de outubro, às 11h.