sexta-feira, 13 de junho de 2014

Você sabe merecer?

No sexto vídeo da série "Life Impact", João Alexandre Borba fala sobre a importância de saber receber e reconhecer o próprio merecimento
Com o objetivo de compartilhar o seu conhecimento com as pessoas, João Alexandre Borba, coach e psicólogo, disponibiliza um vídeo por semana, tratando de assuntos que possuem o objetivo de fazer com que as pessoas se tornem melhores e se conheçam melhor.

No mais novo vídeo da série, denominada “Life Impact”, o especialista fala sobre um tema que considera recorrente em suas consultas – tanto como psicólogo ou como coach: a dificuldade que as pessoas têm em merecer.
“Você tem um grande objetivo na vida, mas sente que o merece? Acredite, a resposta não é tão óbvia quanto parece”, exalta o especialista. “Se alguém lhe oferece algo, você aceita de bom grado? Você acha que merece? Muitas pessoas sentem que incomodam o próximo e cortam essa capacidade de receber – e, dessa forma, impedem a elas mesmas de prosperar”, comenta Borba.

É comum que essas pessoas incapazes de receber doem-se demais. Elas oferecem ajuda aos outros, mesmo que isso impeça-as de seguir em frente com sua vida. 
“Essas pessoas têm tanta dificuldade em receber que doam-se o tempo todo, e, quando algo grandioso aparece na vida delas, elas travam, não acham que são merecedoras dessa vitória”, diz.

Também é muito comum pessoas que dão muito atraírem pessoas contrárias a elas, ou seja, aquelas que só querem receber. Dessa forma, as “doadoras” sentem-se sugadas pelos próximos, não se sentem queridas e nem cuidadas. 
“Para evitar esse sentimento, diga para as pessoas próximas que você quer prosperar, e não apenas financeiramente. Peça coisas a elas, não tenha receio. Você possui um talento, você é mais sensível. Sabe reconhecer quando alguém precisa de algo. Mas nem todos são assim. É preciso deixar claro o que você deseja dos outros”, ressalta Borba.

É preciso haver um equilíbrio: se você se doa demais, precisa aprender a pedir. Peça para ser escutado. Pessoas prósperas equilibram os sentimentos. Entenda que se você pode fazer algo pelo seu amigo ou companheiro, ele também pode e tem capacidade de fazer para você. Não o subestime – e nem pense que está o incomodando. 
“Você não é melhor do que ninguém. Deixe o orgulho interno de lado e entenda que se você consegue fazer algo, ele(a) também pode conseguir. Deixe que alguém faça algo por você, e não se sinta mal por isso”, opina.

Você se identifica com o que foi dito no texto? Aproveite essa semana para pensar em alguém que você gosta e, sem medo, peça ajuda. Coloque seus pedidos para o mundo externo. Seja transparente. Deixe que os outros saibam das suas necessidades. O merecimento faz com que você possa comemorar a sua vitória no final.

No vídeo você confere mais informações sobre o assunto.