sexta-feira, 6 de junho de 2014

IV Feira de Artesanato, Bordados e Renda – Renda-se

De 11 a 15 de junho, no Pontão do Lago Sul. Trabalhos artesanais que prometem encantar brasilienses e turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a Capital no mês da Copa do Mundo
Destaque nas coleções de marcas, estilistas e designers nacionais e internacionais, o artesanato nunca esteve tão em alta na moda e na decoração. E o “feito à mão” brasileiro que cria o ar exclusivo e original às peças tão cobiçadas fora do País, pode ser conferido na 4ª Feira de Artesanato, Bordados e Renda – Renda-se, que acontece de 11 a 15 de junho, no Pontão do Lago Sul, em Brasília.
Os produtos comercializados são uma oportunidade para brasilienses e turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a Capital no mês da Copa do Mundo adquirirem os mais belos trabalhos de artesanato e renda atualmente desenvolvidos no Brasil, inclusive detentores do selo Top 100 de Artesanato Sebrae (que reconhece os melhores da atividade no País). Nos cinco dias de realização da mostra workshops e palestras no Espaço do Conhecimento e exposição de carros antigos.

O Renda-se reforça a originalidade das peças produzidas no Brasil e que compõem o rico artesanato brasileiro com todos os seus matizes, exclusividade e originalidade. Uma coletânea de artigos, cores, técnicas e inspirações que tecem a história da arte popular brasileira que busca valorizar os artesãos nacionais e reafirmá-los enquanto coletividade, elevando a sua auto-estima e o potencial econômico por eles desenvolvido.

Nos 29 estandes serão comercializados trabalhos artesanais individuais ou coletivos produzidos por cooperativas e associações oriundas, principalmente, de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Em uma ala acontece uma exposição que reúne trabalhos produzidos de Norte a Sul do Brasil. As peças expostas apresentam o selo Top 100 de Artesanato Sebrae e preciosidades que integram coleções particulares cedidas especialmente para a mostra, com curadoria da jornalista e consultora de moda e estilo Cristina Franco. São mais de 300 peças representativas da história da arte popular brasileira.

Evento tradicional na cidade, o Renda-se tem idealização de Stela Guerra e organização do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP, uma entidade não governamental criada em 2002 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e cultural brasileiro, em especial do Distrito Federal. O evento visa não apenas propagar o talento dos artesãos brasileiros, mas, também, estimular economicamente e de forma sustentável o artesanato nacional para que se torne uma Produção Associada ao Turismo.



Programação IV Feira de Artesanato, Bordados e Renda – Renda-se 
De 11 a 15 de junho, no Pontão do Lago Sul


11/06 – Quarta-Feira

19h - Solenidade de Abertura

20h – Show Musical

Abertura para os convidados - Exposição de Artesanato, II Vila Gastronômica, Mostra de Carros Antigos – Veteran Car

12/06 – Quinta-Feira

10h às 22h – Funcionamento da Feira para o publico

Duas vezes ao dia (pela manhã e a tarde), no Espaço Saber Fazer - mestres artesãos mostram a sua arte ao vivo.


13/06 – Sexta-Feira

10h às 22h – Funcionamento da Feira para o público

14h - No Espaço do Conhecimento palestra do SEBRAE sobre "Legislação Aplicada ao Micro Empreendedor Individual Artesão"

15h - No Espaço do Conhecimento palestra “Empreendedorismo, geração de renda e sustentabilidade para os pequenos negócios através da arte e da cultural”.

Duas vezes ao dia (pela manhã e a tarde), no Espaço Saber Fazer - mestres artesãos mostram a sua arte ao vivo.


14/06 – Sábado

10h às 22h – Funcionamento da Feira para o publico

15h30 - Moda em Gerações
No Espaço do Conhecimento, acontece mesa redonda com convidados influentes e de diferentes gerações falam de perspectivas e tendências da moda. Confirmados: Vitoria Junqueira, Heloisa Hargreaves, Luiza Peleja (blogueira). Moderador: Fernando Lackman (jornalista).

Duas vezes ao dia (pela manhã e a tarde), no Espaço Saber Fazer - mestres artesãos mostram a sua arte ao vivo

17h30 - Desfile de Moda do Fashion Campus, com participação de cadeirantes com looks customizados com renda e bordado.


15/06 - Domingo


10h às 22h – Funcionamento da Feira para o publico

Duas vezes ao dia (pela manhã e a tarde), no Espaço Saber Fazer - mestres artesãos mostram a sua arte ao vivo



Serviço:
IV Feira de Artesanato, Bordados e Renda – Renda-se
Data: 11 a 15 de junho
Local: Pontão do Lago Sul
Horário: das 10h às 22h
Entrada franca
www.rendasebrasil.com.br
www.rendaseartesanato.com.br
facebook.com/rendasebrasil
instagram.com/rendasebrasil
twitter.com/rendasebrasil
Brasília - DF