quarta-feira, 4 de junho de 2014

Chefes desvendam os segredos da confeitaria

Alunos aprendem técnicas de preparo de tortas, bolos, biscoitos, sobremesas e, ainda, o manuseio de utensílios, higiene e armazenagem ensinados com técnicas especiais. 
Durante os dias 26 de maio e 18 de agosto, alunos aprenderão técnicas de confeitaria com Chefs residentes em Brasília e instrutores com experiência diversificada, para ensinarem o domínio dos sabores doces.

As aulas são baseadas em conteúdos que vão do preparo dos ingredientes ao modo de armazenagem. Os alunos aprenderão técnicas para desenvolver 
massas quebradas e cremes base, merengues, massas aeradas, chocolates, petit fours, patê à choux, verrines, pavês, geleias, massas cremosas, pasta americana, mono porções, tortas contemporâneas, tortas clássicas, creme inglês, massa folhada e enfeites.
Um dos truques é o preparo dos famosos macarons coloridos, sempre presentes em eventos comemorativos, como chás de panela, aniversários e casamentos. O
Chef Fabien Helleu explica que o segredo de preparo do pequeno bolo granulado está na combinação do uso de produtos de qualidade com as técnicas adequadas.

A receita é simples e leva apenas três ingredientes: açúcar, pó de amêndoas e claras de ovos, além do corante comestível. O açúcar deve ser o mais fino, chamado açúcar de confeiteiro, misturados ao pós de amêndoas, que o chefe ressalta a necessidade de ficar atento à oleosidade, que, em excesso, pode atrapalhar no resultado final da consistência. As claras de ovos, para ficarem ideias, devem ser batidas na batedeira, até adquirirem densidade para serem misturadas aos outros dois ingredientes e ao corante. Depois é só deixar a massa descansar por 20 minutos, outro ponto importante do preparo. Este momento pode ser aproveitado para pré-aquecer o forno a 160º. As pequenas porções permanecem no formo por mais 20 minutos e, ao esfriar, já podem ser recheadas com ganache, ou o sabor de recheio da preferência.
“O segredo da confeitaria são mais de mil segredos. É sempre unir os melhores produtos, preparados de forma adequada, com as técnicas certas, no momento certo”, revela o Chef Helleu.

Durante as aulas, os alunos também serão apresentados a utensílios e equipamentos, produtos, desenvolvimento de receitas, possíveis problemas (causas e soluções), medidas de equivalência, rendimentos, decorações e apresentações variadas. O curso de culinária inclui degustação, material didático e certificado de participação.

O curso profissionalizante é oferecido pela Kaza Chique e não tem matérias teóricas como acontece nas universidades. 
“O foco é aprofundar o conteúdo de forma totalmente prática com método demonstrativo e aplicativo em grupos de maneira que, com uma carga horária menor, seja construído todo o aprendizado necessário para a aplicação da Confeitaria como profissional”, explica Mariana Rollemberg, proprietária da Kaza Chique. Todo o material necessário para as aulas é fornecido no pacote do curso.

O curso é voltado para profissionais de restaurantes, confeitarias, padarias, hotéis, profissionais autônomos e amantes da confeitaria. O curso será ministrado nas segundas e terças-feiras, com o sábado é livre para práticas.


Breve resumo de alguns dos nossos Chefs e instrutores:


Ana Paula Sabbag: Ana Paula é formada em turismo, pós graduada em Gastronomia pela UNB e especialista em confeitaria. Tem formação na MaussiSebess, Buenos Aires. Ana recebeu o CIA Prochef I – Certificado emitido pelo Culinary Institute of America, reconhecido internacionalmente. Atualmente é instrutora de confeitaria avançada no curso de Gastronomia da Unieuro, do curso de cozinheiro do Senac DF e está na equipe de Chefs instrutores do curso de Confeitaria Profissional da Kaza Chique, para trazer técnica, conhecimento e muitas dicas.

Fabien Helleu: Formado na França em gastronomia com especialização em confeitaria. Fabien é francês, veio para o Brasil e trabalhou por 7 anos com Daniel Briand. Em suas viagens pelo mundo, entre Grécia, Tailandia e Brasil, se capacitou e teve experiências em renomadas empresas como Chef de confeitaria e consultor. Atualmente, Fabien é consultor na área e Chef instrutor do curso de Confeitaria Profissional da Kaza Chique, para trazer todo seu conhecimento prático, muita técnica e envolvimento com o assunto.

Luciana Sampaio: Especialista em Modelagem Artística em Açúcar com mais de 16 anos de profissão. Formada pelo Senac no curso de Confeiteira e Cozinheiro, premiada pelo Ms Thopys em 2008 e 2009, possui cursos de Especializações Internacional com Debbie Brown, Lindy Smith e Cursos de Especializações em Pastas de Açúcar, Modelagem Artística, e Bolos Decorados com Marcela Sanchez, além de Cursos de Especializações em Confeitaria Fina com Álvaro Rodrigues. Instrutora Internacional Método Wilton, Instrutora Arcolor e BWB. Luciana faz parte da equipe Kaza Chiqueinovando nos cursos de Cake Designer.









Serviço:
Kaza Chique
Curso Profissionalizante de Confeitaria
CLN 102, Bloco D, lj. 18 – Brasília/DF
Dias 26/05 a 18/08 (3 meses)
Segundas e terças-feiras
Sábados livres, à tarde, para práticas – 14h às 17h
Total: 102 horas
Investimento: R$ 2.988,00 ou em 6x de R$ 498,00 s/ juros no cartão
Horários Disponíveis: 14h às 17h e/ou 19h às 22h
Informações: 61 3032-8002 / 61 3273 8004
www.kazachique.com.br
comunicacao@kazachique.com.br
Brasília - DF