sexta-feira, 23 de maio de 2014

Evento gastronômico com tema “Sabores da Copa” reúne chefs renomados

Entre os dias 26 e 30 de maio, o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) realiza a 2ª Semana da Gastronomia, com o tema “Sabores da Copa”. O evento é aberto ao público e promove palestras e oficinas de gastronomia com chefs renomados brasileiros, como Mara Alcamim, chef do Universal Dinner, e Renata Woo.

A chef Mara Alcamim está entre as convidadas para ministrar uma das palestras durante a semana. Além de falar sobre o empreendedorismo, o objetivo é contribuir para que os alunos tenham uma visão real do mercado e possam adotar uma postura mais empreendedora. 
“Isso não é garantia de sucesso, mas com certeza diminui a margem de risco e traz ainda mais criatividade e profissionalismo ao mercado gastronômico de Brasília”, afirma.

Para Mara, o mais importante é desmistificar o glamour da profissão de chef. 
“Quem está começando na área precisa entender que é um trabalho extremamente pesado, no qual você se corta, se queima e se machuca. A cozinha é quente, a rotina é pesada. Nas datas festivas, quando todo mundo está comemorando, você está trabalhando para alegrar as celebrações. As pessoas acham que ser chef é fashion. Tem que mudar a visão. Tem que fazer por amor. Só assim é possível suportar qualquer coisa”, explica.

Além dela, as palestras ficarão ainda nas mãos das chefs Margarida Rocha Paranhos, com o tema 
“A arte de cozinhar com o conhecimento da gastronomia molecular” e a chef Edna Faraht, que ensinará as práticas sustentáveis de aproveitamento integral dos alimentos.

Para as oficinas de gastronomia onde alunos e comunidade poderão aprender a fazer pratos clássicos do Brasil, Argentina, Espanha e Portugal, entre as atrações está Renata Woo, um novo talento da culinária coreana, que ensinará uma receita de Churrasco Coreano preparada com contra filé fatiado em tiras, alho Brunoise, cebola pluma, óleo de gergelim, Shoyu, açúcar refinado, cebolinha Brunoise e pinga ou sakê.

A professora de Gastronomia do UniCEUB, Alessandra dos Santos, também participará das oficinas com guloseimas que vêm do cerrado até a nossa cozinha.


Receita Churrasco Coreano
Ingredientes (para 2 pessoas)
Contra filé fatiado em tiras – 1kg
Alho Brunoise – 4 dentes
Cebola pluma – 1 uni.
Óleo de gergelim – 10ml
Shoyu – 200ml (a gosto)
Açúcar refinado – 100g
Cebolinha Brunoise – 1 maço
Pinga (ou SAKÊ) – 100ml

Ingredientes (para até 4 pessoas)
Contra filé fatiado em tiras – 6kg
Alho Brunoise – 3 cabeças inteiras
Cebola pluma – 6 uni.
Óleo de gergelim – 60ml
Shoyu – 1,2L
Açúcar refinado – 600g
Cebolinha Brunoise – 6 maços
Pinga (ou SAKÊ) – 600ml

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes em um bowl
Marinar a carne
Esquentar na frigideira (NÃO NECESSITA UNTAR)



Serviço:
Semana da Gastronomia do UniCEUB
SEPN 707/907 - Campus do UniCEUB - Asa Norte
26 a 30 de maio, segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Gratuito – aberto ao público
(61) 3966-1436
Brasília - DF