quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cinema e Gastronomia Colombiana

A gastronomia colombiana é tema da segunda edição de 2014 do projeto Aprenda espanhol: cinema e gastronomia, realizado pelo Instituto Cervantes Brasília com apoio da Embaixada da Colômbia.
Os pratos dessa edição serão preparados a quatro mãos. O chef peruano David Lechtig, da rede de restaurantes El Paso, e o chef colombiano Luis Ángel apresentarão um menu em homenagem a Gabriel García Marquez. A inspiração para os pratos vem do filme “O amor nos tempos do cólera”, baseado no romance homônimo do romancista colombiano, falecido em abril. A história acompanha a paixão do telegrafista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza e tem uma curiosidade: faz alusão ao amor vivido pelos pais de Gabo.

Um rico e delicioso namoro entre a sétima arte e a gastronomia, que proporciona aos participantes a oportunidade de praticar a língua espanhola. Primeiro, assistem ao filme em espanhol e depois aprendem mais sobre o idioma enquanto preparam pratos típicos do país escolhido. Ao final, degustam o menu enquanto comemoram o que aprenderam.

Lechtig destaca na tradicional culinária colombiana a utilização de ingrediente “in natura” e elementos que remontam aos primórdios da civilização, como as folhas de bananeira, usadas para envolver a massa dos “tamales” durante o cozimento. "Os apreciadores da boa mesa poderão aprender e degustar uma rica mostra da culinária típica do nosso país vizinho, com variedade de pratos de diversas províncias", completa Ángel.

As inscrições para o Aprenda Espanhol Cozinhando: gastronomia e cinema podem ser feitas na secretaria do Instituto Cervantes Brasília. Informações: 61 – 3242.0603.

Programação:
18h30 Exibição do filme “O amor nos tempos do cólera” (2007). Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse:
A história acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza e tem uma curiosidade: faz alusão ao amor vivido pelos pais de Gabo

20h30. Apresentação do Menu pelo chef David Lechtig (Restaurante El Paso)
Drink de boas vindas: Água de Panela (Chá gelado de limão com rapadura)

Entrada: Arepas Rellenas – tortillas de milho branco assadas recheadas com frango ou queijo minas ou Empanadas – espécie de pastel crocante de milho branco, recheado com frango e verduras servido com molho de pimenta.

Prato Principal: Ajiaco - sopa de batata e galinha que já foi considerada o prato nacional da Colômbia. Se usa diferentes variedades de batata, a “fruta-da-terra”, arroz cozido, misturada com nata e alcaparras. Serve-se e com uma fatia de abacate em cada prato.

Sobremesa: Natilla – Espécie de curau, feito de milho e rapadura, cravo e canela servido com buñuelos (bolinhos de farinha de trigo com queijo) que podem ser servidos quentes ou frios



Serviço:
Aprenda Espanhol Cozinhando: gastronomia e cinema
Gastronomia Colombiana
Dia 277/05, às 18h30
Cl.: 16 anos
Local: Instituto Cervantes Brasília – 707/907 Sul
Valor: R$ 70,00 (vagas limitadas)
Informações: (61) 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es