sexta-feira, 23 de maio de 2014

Associação da Vera Pizza Napoletana completa 30 anos em evento mundial

Para comemoração dos 30 anos da Associação da Vera Pizza Napoletana - AVPN, entre os dias 27 de maio e 30 de maio, todas as pizzarias do mundo que possuem certificação AVPN celebram o Pizza Fest. No Brasil, a pizzaria Grazie Napoli, de Santo André, realiza nesta data um intercâmbio de receitas com a Baco Pizzaria, de Brasília.


No dia 27, Fabio Cardoso, o Bito, leva a Brasília a receita de pizza de Carciofini e pancetta, elaborada especialmente para a data. No dia seguinte, 28, Gil Guimarães, da Baco, chega a Santo André para pilotar os fornos a lenha trazidos de Nápoles. Gil fará a pizza de Burrata, parma e limão siciliano que já é sucesso na Pizzaria Baco.

Sobre a Baco Pizzaria
A Baco foi fundada em 1999, na Quituart, por Gil Guimarães, que investiu em estudo e pesquisa em cinco grandes cidades polos gastronômicos: Nápoles, Roma, São Paulo, Nova Iorque e Bueno Aires. A vontade de fazer pizza surgiu desde a época em que o chef morou na França para estudar padaria. Mas foi em Nápoles, na Itália, que Gil realmente se apaixonou pela redonda. Os vinhos, as massas, os sabores, os serviços e a simpatia atraíam os frequentadores, que mais tarde acompanharam a mudança da Baco Pizzaria para a Asa Norte e a abertura de uma nova loja na Asa Sul. A Baco foi eleita a melhor pizzaria da cidade diversas vezes por veículos especializados.

Sobre a Grazie Napoli

Foi durante uma viagem à Itália que Fabio Cardoso, o Bito, criou o conceito da Grazie Napoli. De volta à Itália novamente, já com o projeto da pizzaria em andamento, Fabio e seu irmão, Marcos, estagiaram nas pizzarias Al 22 e Pizzeria Attilio (ambas em Nápoles) para aprender as técnicas e critérios para se fazer a verdadeira pizza napoletana. Além dessa experiência, viajaram para Nova York em busca de referências para o menu e a arquitetura do restaurante. Aberta em abril de 2013, a Grazie Napoli, dos proprietários da hamburgueria Burger Map, em Santo André, trouxeram o conceito das tradicionais pizzarias napoletanas para o ABC Paulista e hoje figuram como referência de qualidade para os amantes de pizza.

Sobre a AVPN
Fundada na Itália em 1984, a AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana) tem como função salvaguardar a receita tradicional da pizza Napoletana. Entre outras ações nesse sentido, está a certificação de restaurantes que trabalham com essa receita em todo mundo. Para que uma pizzaria seja certificada pela AVPN, deve seguir critérios como abrir a massa da pizza com as mãos, ficando fina no centro e alta na borda; usar tomates italianos San Marzano no molho e, no recheio, o queijo é mozzarella de búfala. Para fazer a massa

AVPN tem a missão de promover a cultura da verdadeira pizza Italiana, que deve ser preparada seguindo à risca as regras da associação, o que inclui cuidados desde a escolha da farinha até a temperatura do forno. Para preparar a massa, utiliza-se a farinha 00 italiana, água e apenas 3% de fermento fresco, e leva de 60 a 90 segundos para ficar pronta em forno a lenha na temperatura de 485°. Seguindo as recomendações, a pizza ganha o selo STG que em português significa “Especialidade de tradição garantida”. No Brasil, apenas sete estabelecimentos possuem o certificado AVPN para o preparo da pizza: a Baco Pizzaria da Asa Sul e Asa Norte, em Brasília, a Artezannale, em Juíz de Fora, a Grazie Napoli, em Santo André, a Spezanra Bixiga e a Speranza Moema e a Leggera, em São Paulo.

Menu especial
Cada pizzaria realiza seu próprio festival. Na Baco serão apresentandos quatro sabores escolhidos pelo chef Gil Guimarães, são eles: Burrata & Parma, que leva burrata, presunto cru, pomodoro pelati e raspas de limão siciliano; a pizza Carrettiera, preparada com mozzarella de búfala, friarielli (brócolis napoletano), linguiça e parmesão e a Filetto carnevale, preparada em forma de estrela com 8 pontas que são recheadas com ricota fresca e, para compor o restante, mozzarella de búfala, tomate sweet grape, basílico, parmesão e queijo pecorino. Por fim, a pizza de autoria da Grazie Napoli, a Carciofini e pancetta, que tem a massa composta por mozzarella de búfala, alcachofra, pancetta e parmesão. Durante os dias do festival, quem comprar um destes sabores terá direito a um Wine Flight, com 4 vinhos em taça de 75 ml, a preço promocional. Em São Paulo, o menu da Grazie Napoli contará com a Carciofini e pancetta, a criação da Baco de Burrata & Parma e a pizza de Calzone, recheada com creme de ricota, mozzarella de búfala, presunto artesanal, cogumelos e parmesão.






Serviço:
Pizza Fest, de 27 a 30 de maio de 2014.
Baco Pizzaria (Asa Sul)
408 Sul
Horário de Funcionamento: Dom a Qua: 18h a 0h | Qui a Sab: 18h a 01h
Mais informações: (61) 3244-2292

Baco Pizzaria (Asa Norte)
309 Norte
Horário de Funcionamento: Dom a Qua: 18h a 0h | Qui a Sab: 18h a 01h
Mais informações: (61) 3274-8600
Brasília - DF

Pizzaria Grazie Napoli
Rua das Aroeiras, 317
Horário de Funcionamento: Domingo à quinta-feira das 18h às 23h; sexta e sábado das 18h às 01h.
Mais informações: (11) 4432-2308
Santo André – SP