terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pablo Fagundes é a principal atração do Limon Jazz, no Ristorante Limoncello, nesta quarta-feira

O gaitista Pablo Fagundes é a principal atração do Limon Jazz, no Ristorante Limoncello, na 402 Sul, nesta quarta-feira, a partir das 21h. O artista já tocou com músicos consagrados como o gaitista belga Toots Thielemans, o guitarrista Toninho Horta, o bandolinista Hamilton de Holanda, o vencedor do Grammy, Mad Cat, e o sanfoneiro mais famoso do país, Dominguinhos.

Em seu repertório, choro, MPB, blues e jazz. Flávio Silva e Daniel Castro completam o Trio Limoncello na noite. O local não cobra o serviço de couvert artístico.

As sextas à noite, um duo de baixo acústico (com Daniel Castro) e piano (com Flávio Silva), e aos sábado à noite e domingos, no almoço, é a vez do Trio de Jazz. Músicas da atualidade com pegada especial de soul, bossa e jazz estão na programação. Os empresários responsáveis pela casa, Fabiany Damasceno e Eduardo Macedo prometem mais atrações de peso ainda para este ano.

Sobre PABLO FAGUNDES
A trajetória musical de Pablo Fagundes registra um longo trabalho voltado para o instrumento harmônico. Tudo começou há 21 anos. Em 1992, Pablo descobriu na gaita diatônica as raízes negras do blues e do jazz. Logo depois, as singularidades de nossa música, o desafio do Choro, da MPB. Formado pela Escola de Música de Brasília, teve como mestre na gaita cromática, no Rio de Janeiro, um dos precursores da Bossa Nova, o gaitista Maurício Einhorn. “Pablo é um músico de rara habilidade e sensibilidade”, diz Einhorn.

Após pesquisar durante 14 anos o instrumento gaita, focado na música brasileira, principalmente no Choro, e tocar em diversas formações musicais abrangendo os mais diversos ritmos de nossa música, Pablo Fagundes idealizou e implementou, há seis anos, o Curso de Gaita Cromática no Choro (mais de 600 alunos nesse período) na mais importante escola de Choro do Brasil na atualidade, a Raphael Rabello, do Clube do Choro de Brasília. O Curso é pioneiro no País.

Com o objetivo de ampliar a oportunidade do aprendizado a todos os interessados no instrumento, Pablo lançou, em agosto de 2011, o DVD 
“Aprenda a tocar harmônica na música brasileira”, que traz 192 exercícios, com partituras, direcionados para o desenvolvimento técnico e rítmico em quatro gêneros de nossa música: Choro, Samba, Bossa Nova e Baião. O DVD foi inteiramente concebido, desenvolvido e produzido por Pablo Fagundes e tem legendas em Inglês.

Pablo Fagundes teve a oportunidade de tocar com músicos consagrados, como o gaitista belga Toots Thielemans, o multi-instrumentista Hermeto Paschoal, o guitarrista Toninho Horta, os bandolinistas Hamilton de Holanda, David Grisman, Mike Marshall, o sanfoneiro Dominguinhos, os gaitistas norte-americanos Howard Levy e Peter Mad Cat, vencedor do Grammy Award. O gaitista brasiliense tem se apresentado regularmente no Brasil, na Europa e nos EUA nos últimos anos.