quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Hostaria dei Sapori traz arroz e feijão em recheio de pizza

Com o objetivo de aproximar a cultura italiana à cultura brasileira, o restaurante italiano lança em seu cardápio o novo sabor a partir do mês de novembro.
Eles aparecem diariamente nas refeições em todas as regiões do país e não se tornam enjoativos. O arroz e o feijão formam a combinação alimentar mais repetida no prato do brasileiro. Assim, Giuseppe, chef italiano da Hostaria dei Sapori, resolveu unir as duas nacionalidades em um prato nada convencional: a pizza brasileira, recheada com arroz e feijão.
No livro 
“Histórias, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia”  de Roberta Malta Saldanha  a autora afirma que quando os portugueses chegaram ao Brasil, os índios conheciam várias espécies de feijão e um tipo de arroz selvagem, chamado abatiapé. Mas, somente em 1745, as lavouras de arroz começaram a prosperar. Por volta de 1808, o arroz foi incluído na alimentação dos soldados por determinação do rei D. João VI.

Além de nutritivo, o plantio é fácil e rápido. A combinação é recomendada há décadas por profissionais de saúde, avós, tias e pais, porque o feijão com arroz é conhecido como a base da refeição. 
“A combinação arroz e feijão é fonte de proteína vegetal de boa qualidade, além fornecer carboidratos e fibras”  explica a nutricionista e professora do curso de Nutrição do UniCEUB, Grazielle Gebrim Santos. “A dupla também fornece minerais como ferro, potássio, manganês e zinco”.

O IBGE aponta que entre o anos de 2002-03 e 2008-09, a aquisição do arroz e feijão pela família brasileira durante o período de um ano caiu 40,5% para o arroz polido (de 24,5 kg para 14,6 kg) e, do consumo do feijão, houve uma queda de 26,4% (de 12,4 kg para 9,1 kg). Mesmo que o consumo do branco e do pretinho tenham reduzido nos últimos anos, eles ainda fazem parte dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros de todas as regiões do país.

Na pizza, a combinação é feita com a base de queijo mozzarella e massa de tomate. O arroz e o feijão são acrescentados por cima e, para finalizar, salteia-se manjericão e fios de azeite de oliva. A pizza é servida em tamanho grande e custa R$39,00.


Serviço:
Hostaria Dei Sapori
SCLS 212, bloco A, loja 04
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta: almoço das 12hs às 15hs e Happy hour - pizza e jantar, das 18hs às 23hs.
Sexta a domingo: almoço das 12hs às 15hs e Happy hour - pizza e jantar, das 18hs às 00hs.
Tem: Área para fumantes, ar condicionado e acessibilidade
(61) 3346-3234
Brasília - DF