quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ABRADI Papo Design 2013

Na última edição do ano, Danilo Matoso Macedo, do escritório MGS , recebe a dupla de arquitetos de Buenos Aires, Sebastian Adamo e Marcelo Faiden.
O 9° ABRADI Papo Design trará Danilo Matoso Macedo, do escritório MGS (Macedo, Gomes & Sobreira), para dividir a mesa com os sócios Sebastian Adamo e Marcelo Faiden, do escritório argentino Adamo-Faiden. O encontro - uma realização da Associação Brasiliense de Designers de Interiores (Abradi) com patrocínio do CasaPark - ocorrerá no dia 19 de novembro, às 9h30, no Cine Itaú do CasaPark.

Danilo e seus sócios, Elcio Gomes e Fabiano Sobreira, são autores do projeto da sede da FHE – Fundação Habitacional do Exército, citado em recente pesquisa do jornal Correio Braziliense como um dos 10 prédios da capital federal mais lembrados por arquitetos. Também foi vencedor de um dos maiores prêmios nacionais de arquitetura, o “Melhor da Arquitetura”, em 2010, na categoria Edifícios Comerciais.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFMG, 1997), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG, 2002), Doutorando em Arquitetura e Urbanismo (UnB), Danilo é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP, 2004). Foi professor de projeto arquitetônico na Escola de Arquitetura da UFMG (2003) e no curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB – Brasília (2003-2005). Possui escritório próprio desde 1996 e desde 2004 é associado a Fabiano Sobreira e Elcio Gomes na MGS - Macedo, Gomes & Sobreira. Também é arquiteto da Câmara dos Deputados desde 2004. Participa de concursos nacionais e internacionais de arquitetura, tendo recebido premiações em diversos deles. É fundador (2007) e coordenador do Núcleo Docomomo Brasília.

Escreveu o livro “Da matéria à invenção: as obras de Oscar Niemeyer em Minas Gerais, 1938-1955 (2008)”; e organizou com Fabiano Sobreira o livro “Forma estática – forma estética : ensaios de Joaquim Cardozo sobre arquitetura e engenharia” (2009). É fundador e editor da revista de Arquitetura e Urbanismo MDC (www.mdc.arq.br).

Já a dupla argentina Sebastian Adamo e Marcelo Faiden é apontada como um dos grandes expoentes de jovens arquitetos argentinos. Já foram convidados a darem palestras no Royal Institute of British Architects – RIBA e são professores convidados na Escola das Cidades e da London Metropolitan University, em LondresSão arquitetos pela Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires (FADU - UBA) e doutorandos pela Faculdade de Arquitetura de Barcelona (ETSAB - UPC). Associaram-se em 2005, atuando simultaneamente como professores da Universidade de Buenos Aires, da Universidade de Palermo e desde 2012 - da Universidade Torcuato Di Tella. Exibiram seus trabalhos no Museu Guggenheim, em Nova York (Contemplando o Vazio, Intervenções no Museu Guggenheim), no Pavilhão Argentino e Britânico da Bienal de Arquitetura em Veneza e no espaço LIGA na cidade do México. Seus

trabalhos foram compilados em dois livros monográficos, um publicado por Gustavo Gili em Barcelona (2G Revista n º 65) e outro pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (Ediciones ARQ . Série Obras) . Na XII Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires foram premiados com a medalha de ouro.

Sobre o ABRADI Papo Design - A parceria entre a ABRADI e o CasaPark já trouxe para Brasília renomados profissionais da arquitetura nacional como Arthur Mattos Casas, Carico e David Bastos para encontros com Valéria Gontijo, Ney Lima e Denise Zuba. O evento contou também com a presença do estúdio Pezo von Ellrichshause (Chile), que dividiu a mesa com a equipe da Domo Arquitetos (Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco), dos fotógrafos Kazuo Okubo e Tiago Santana e, na sexta edição, com a participação dos arquitetos Álvaro Puntoni e Luciano Margotto, do escritório GRUPO SP, que foram recebidos pelo arquiteto Sérgio Parada. O primeiro encontro

de 2013 reuniu a designer de interiores Elaine Verçosa e a arquiteta mineira Ângela Roldão. A designer de interiores Angela Borsoi e a arquiteta Candida Tabet foram as convidadas da última edição.


Serviço:
ABRADI Papo Design 2013
Com Danilo Matoso Macedo, do escritório MGS, e Sebastian Adamo e Marcelo Faiden, do escritório argentino Adamo-Faiden
Local: Cine Itaú CasaPark
Data e hora: 19 de novembro, terça-feira, às 9h30
Entrada gratuita
Vagas limitadas
Informações: (61) 3361-7099
Brasília - DF